Atleta de Arroio do Sal é promessa do Atletismo brasileiro

Entre os dias 27 e 29 de agosto foi disputado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires, em São Paulo (SP), o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18. Entre os mais de 700 atletas estava Brenda Brum Rodrigues. A jovem de 17 anos, natural de Arroio do Sal, competiu pela Associação dos Corredores de Torres (Ascort).
Brenda participou da prova dos 2.000 metros com obstáculos e terminou na quarta colocação com o tempo de 8 minutos 03 segundos e 90 centésimos. Ao todo, 10 atletas participaram da prova. A campeã foi Amanda de Souza Silva da equipe Caso (DF) com o tempo de 7’48’’ e 11’’’.
Pelas redes sociais Brenda falou sobre o resultado: Primeiramente eu queria agradecer a Deus, pois é ele que me dá forças para continuar lutando. Ao meu treinador Cláudio Freitas por estar sempre acreditando no meu potencial, aos meus familiares e amigos pela grande torcida e ao meu namorado por estar sempre ao meu lado. Fui em busca de um grande resultado, e obtive isso. Não fiz o meu melhor tempo na prova, porém consegui ser a 4° melhor atleta do Brasil e isso para mim sem dúvida nenhuma é uma baita conquista”, escreveu a atleta de Arroio do Sal.
TRAJETÓRIA DA ATLETA
Brenda começou no atletismo em 2016, com 12 anos de idade, quando conheceu o Projeto Brincar de Correr em Torres, ainda quando residia na cidade. Há três anos mudou com a família para Arroio do Sal, onde mora atualmente no bairro Quatro Lagos. A atleta conta que passou a enfrentar novos desafios para seguir no atletismo. “Ficou um pouco difícil seguir com os treinos em Torres, pois nem sempre consigo ir treinar com meus colegas e com o acompanhamento do meu treinador, mas não é por isso que vou desistir”, afirma Brenda.
De acordo com o treinador do Projeto Correr de Brincar, professor Cláudio Freitas, que a acompanha desde os primeiros treinos, Brenda tem potencial para tornar-se atleta olímpica a longo prazo. “Entre tantas medalhas e troféus em muitas competições, para a Brenda participar da terceira etapa do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo sub18 em São Paulo foi o mais especial até o momento. Afinal, ser considerada a 4ª melhor atleta do Brasil, não tem preço”, declarou o treinador.
Mesmo com a pouca idade, Brenda acumula muitas conquistas. Ela já foi cinco vezes campeã gaúcha nos três mil metros, quatro vezes campeã gaúcha nos dois mil metros com obstáculos, além de ser multicampeã em corridas de rua, provas essas que são as “preferidas” da atleta. Para finalizar Brenda ressalta a paixão pela modalidade e tudo que já proporcionou para ela: “O atletismo é um esporte sensacional também porque proporciona momentos inesquecíveis, como conhecer lugares incríveis dentro e fora do Brasil”, enalteceu a atleta de Arroio do Sal.

Créditos
FOTO 1: CBAt
Foto 2: Divulgação
BRASILEIRO DE ATLETISMO
Além de Brenda, outro representante da Ascort de Torres, Pedro Henrique da Luz de Freitas também esteve presente no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18. O jovem de 16 anos de idade participou de duas provas: 1.500 e 800 metros rasos. Nos 1.500 Pedro Henrique fez o 10º melhor tempo entre 39 atletas, com a marca de 4 minutos 19 segundos e 70 centésimos. O primeiro colocado foi Gabriel dos Santos da equipe Aero (RN), com o tempo de 4’05’’e 17’’’. Já nos 800 metros o atleta do Litoral Norte gaúcho terminou em sétimo entre 40 atletas. Na final, ele fez o tempo de 2’02’’ e 30’’’. O campeão da prova foi Elias dos Santos da ABS (PA).
FOTO: CBAt
