Atlântida Sul recebeu Sessão Interiorizada da Câmara

OSÓRIO – Dando continuidade nas Sessões Interiorizadas da Câmara de Vereadores, foi a vez de Atlântida Sul receber o ato. A Sessão foi realizada no Salão Paroquial da Comunidade Sagrada Família, na noite de terça-feira (7). Estiveram presentes os nove vereadores: Charlon Muller, Ed Moraes e João Pereira do MDB; Luiz Carlos Coelhão, Maicon do Prado, Ricardo Bolzan e Vágner Gonçalves do PDT; e Miguel Calderon do Progressistas. O vereador Lucas Azevedo (MDB) não compareceu devido a problemas de saúde.

Durante a Sessão foram votados e aprovados sete Pedidos de Providência, cinco Requerimentos, quatro Pedidos de Indicação e dois Projetos de Lei (PLs), ambos de autoria de vereadores. O PL 063/2022, de autoria de Ricardo Bolzan, define o dia 05/07 como o Dia Municipal do Jovem Cientista, “com o intuito de promover o incentivo ao ensino, à pesquisa, extensão e à inovação de nossa cidade, de modo a criar mecanismos que propiciem a formação de novos pesquisadores e cientistas. Da mesma forma, o presente projeto, também tem como objetivo valorizar as instituições de ensino e os professores orientadores que se dedicam a fomentar a ciência e tecnologia”.

Já o Projeto 066/2022, de autoria de Miguel Calderon, estabelece normas para transação e dação em pagamento de débitos tributários mediante entrega de bens, execução de serviços e de obras de utilidade pública, no âmbito do município. Os textos seguem para sansão do prefeito Roger Caputi, passando a valer assim que forem publicados no Diário Oficial.

PARECER APROVADO

Os vereadores também aprovaram o parecercontrário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ao PL 073/2022, do Executivo, que autoriza a inclusão de ação e dotação no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, bem como abertura de Crédito Especial no valor de R$ 106.790,29 (cento e seis mil setecentos e noventa reais e vinte nove centavos) na Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, o texto foi arquivado.

TRIBUNA LIVRE – A comunidade do distrito de Atlântida Sul lotou o Salão Paroquial para acompanhar a Sessão Ordinária Interiorizada, que foi a edição com o maior público na história do Legislativo osoriense. Os moradores Fátima Nunes Paris, Jaime Pacheco Alves e Eloir Flor Rivero ocuparam a Tribuna Livre para apresentar reivindicações ao poder público. Ao final da sessão, os moradores Silvania Marchisio, Luis Fabiano Oliveira, o subprefeito de Atlântida Sul, Caio Rosa, e Francislene Nascimento da Silva também fizeram manifestações.

Entre as demandas elencadas, estão questões envolvendo a causa animal, ampliação das estruturas e número de servidores do Posto de Saúde e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Paulo da Silva, espaço para a realização de atividades voltadas à terceira idade, e a busca de solução para problemas referentes à urbanização, enfrentados pelos moradores da Vila Verde, na praia de Mariápolis, que será tema de reunião a ser agendada pela Câmara de Vereadores.

Na próxima terça-feira (14), o Plenário Francisco Maineri da Câmara de Osório voltará a receber uma Sessão Ordinária. O início está marcado para às 19h e como de costume, será transmitido pelo Facebook da Câmara e também pelo Youtube, no Canal Câmara de Vereadores de Osório. Já a próxima Sessão Interiorizada está marcada para o dia 28 de junho, em Santa Luzia.

Foto: Adriana Davoglio