CIDADEPOLICIALREGIÃO

Animais são resgatados no Litoral

A Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM) tem realizado uma série de resgates de animais em diferentes municípios do Litoral Norte gaúcho. Só no último domingo (5), três animais foram recolhidos durante ações nas cidades de Osório, Torres e Tramandaí.

Em Osório, um tucano da espécie Toco foi resgatada na Estrada da Borússia. Segundo a Patram, a ave teria entrado em uma residência e, como se encontrava bastante debilitada, não conseguia sair da casa. Em Torres, os agentes resgataram um gavião da espécie Caboclo. Conforme a Patram, o animal foi encontrado no pátio de um imóvel, sem condições alçar voo. Já em Tramandaí, um maçarico acabou entrando em um estabelecimento localizado na Avenida Beira-Mar. O próprio proprietário do local acionou a Patram, que foi até o local, onde encontrou a ave debilitada e com uma pata ferida.

Gavião e maçarico foram resgatados em Torres e Tramandaí, respectivamente.

OUTRAS AÇÕES

Nesta semana, a Patram realizou mais resgate de animais na região. Na terça-feira (7), os agentes realizaram o salvamento de um filhote de Anu-branco (Guira-guira) no município de Arroio do Sal. Conforme a Patrulha Ambiental, a ave não aparentava ter ferimentos, tendo provavelmente caído de seu ninho e ficando desorientada. Também na terça, os guarda-vidas encontraram na praia de Cidreira um Pernilongo (Himantopus melanurus). Eles acionaram a Patram, que foi até o local e recolheu a ave.

Todos os animais foram levados ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do RS (UFRGS), em Imbé, onde receberão os devidos atendimentos e, posteriormente, serão devolvidos a seus habitats naturais. Em caso de encontrar um animal silvestre, o recomendado é acionar a BM, que irá até o local realizar a captura do bicho. Em Osório, a Patrulha Ambiental atende no número: (51) 3601-1726.

Anu-Branco e Pernilongo foram resgatados em Arroio do Sal e Cidreira, respectivamente. – FOTOS: Patram