DESTAQUEREGIÃO

Abertura do Novembro Azul

Foi realizada no início da noite de quinta-feira (5), de maneira online, a abertura oficial do Novembro Azul no município. A live transmitida na Página do Facebook da prefeitura foi comandada pelo enfermeiro Henrique Fagundes e contou com a presença do secretário de Saúde Danjo Renê, do prefeito Roger Caputi, do vice-prefeito Martim Tressoldi e da psicóloga Helen Santos.

O secretário Danjo ressaltou a importância do Novembro Azul, destacando que o período não é apenas para a prevensão do câncer de próstata, como muitos pensam: “É importante cuidar da saúde, fazer exames preventivos e buscar tratamento mental”. Conforme Danjo, o maior desafio é poder conscientizar os homens de buscarem as unidades de saúde. Segundo o secretário, apenas 20% dos atendimentos realizados no município são em homens, sendo em sua maioria, idosos e que já realizam algum tratamento médico.

O prefeito Roger também falou sobre o desafio da conscientização dos homens: “Temos que ter consciência que é um exame de rotina, que nos anteveem a possibilidade de um problema. Ninguém vai em busca da doença, mas sim preveni-la, porque, caso seja diagnosticada, mais cedo podemos fazer o tratamento e temos mais possibilidade de um resultado positivo, liquidando com o problema”, afirmou Caputi.

SAÚDE MENTAL – O Novembro Azul no município tem como objetivo a conscientização do homem na prevenção da saúde, principalmente na questão mental. Para a psicóloga Helen Santos, que trabalha no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – Casa Aberta, o maior desafio é conseguir quebrar tabus: o primeiro é de que tratamento mental é só para loucos; mas o principal é de que o homem não precisa disso por ser “o mais forte”, não tendo o direito de demonstrar qualquer sentimento de fraqueza ou fragilidade. Henrique Fagundes, que é coordenador da Saúde do Homem de Osório, complementou, alertando que o homem só procura o médico quando já está com sintomas, o que, em alguns casos, pode ser tarde para o tratamento.

Helen ressaltou que o autocuidado não é só como prevenção de doenças, mas também como qualidade de vida, tendo um cuidado na alimentação e praticando exercícios físicos. “Precisamos pensar em viver, não só agora, mas também lá na frente. Porque o cuidado que temos hoje com a saúde é o que vai refletir nos idosos que vamos nos tornar”, declarou a psicóloga.

Psicóloga Helen Santos.

A programação do Novembro Azul segue até o final do mês e pode ser conferida na Página da prefeitura no Facebook. A seguir veja as atividades previstas para essa semana:

  • 09/11 (TERÇA) – Manhã: Turno estendido no Posto Central – Consultas de enfermagem, médicas e odontológicas, além de vacinação e teste rápido.
  • Das 18h às 21h – Turno estendido no Posto do Primavera – Consultas de enfermagem, médicas e odontológicas, além de vacinação e teste rápido.
  • 10/11 (QUARTA) – Das 18h às 21h: Turno estendido nos Postos Atlântida Sul, Albatroz, Aguapés, Caravágio, Glória e Laranjeiras – Consultas de enfermagem, médicas e odontológicas.
  • 12/11 (SEXTA) – Das 13h e 30min às 17h e 30min: Capacitação para os profissionais de Saúde com o Dr. André Bendl, na Câmara de Vereadores.

Fotos: Divulgação