Abade, Conexão, Ferreira e Torre Forte são os campeões das categorias de Base da Copa Osório de Futsal

OSÓRIO – Após mais de um mês de competição, a Copa Osório de Futsal chegou ao final na última semana. A competição reuniu mais de 70 equipes, somando o total de cerca de 1,5 mil atletas. O evento foi organizado por Darlan Dias (Pretinho) e contou com patrocínio de mais de 20 empresas da cidade. Já a prefeitura, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer, disponibilizou as medalhas e os troféus entregues aos vencedores.
Na noite de quinta-feira (27/11), o Ginásio Municipal de Esportes Rutílio Kestering (Cirão) recebeu as finais das categorias de Base. As partidas foram realizadas em dois tempos com 15 minutos cada um, exceto na Sub-08, onde nos tempos foram de 12min cada.
Pelo Sub-08, no duelo entre os dois times do Abade, a equipe A venceu a B pelo placar de 3 a 2. Com pouco mais de dois minutos, Miguel Silveira recebeu lateral cobrado para trás e chutou no alto para abrir o placar: 1 a 0 Abade-A. Esse foi o 12º gol marcado pelo jogador, o qual acabaria terminando como Artilheiro da categoria.

Na sequência, Lara recebeu e acertou um belo chute de longa distância para fazer o 2 a 0. Em uma segunda etapa lá e cá, o Abade-B estava um pouco melhor e conseguiu descontar. Aos 7min, Theo fez grande jogada, mas o seu chute para na defesa do goleiro Arthur. Porém, no escanteio, Vicente Lang chutou, a bola bateu na cabeça de um defensor e acabou entrando: 2 a 1. Entretanto, 30 segundos depois, o Abade-A voltou a marcar, fazendo 3 a 1 no chute de Lara no ângulo.
Já aos 11min, Theo, em cobrança de falta frontal, acertou o ângulo para descontar novamente: 3 a 2. O time B até que tentou o empate, mas a partida terminou mesmo com vitória do Abade-A por 3 a 2. Além do título e do Artilheiro, o Abade- A também terminou com o Goleiro Menos Vazado: Arthur, que sofreu cinco gols em seis jogos disputados. Com a conquista invicta (100%) do Abade-A, o Águia Dourada terminou com o terceiro lugar, visto que havia perdido para a equipe campeã nas semifinais pelo placar de 6 a 0.

SUB-10
Confirmando o favoritismo, o Conexão goleou o Abade por 5 a 1, se tornando campeão invicto (100%). Parecendo um rolo compressor, o time atropelou o adversário, liquidando com o confronto em menos de sete minutos. Logos aos 2min, em escanteio cobrado para trás, Gustavo chutou cruzado e Gabriel Pires só desviou para fazer 1 a 0.
Aos 3min e 30seg, Gregori, de falta, ampliou para o Conexão: 2 a 0. Dois minutos depois, Gregori jogou para a área e Pires emendou no ar para fazer o terceiro. Já aos 6min e 30seg, após chute em direção ao gol, a bola sobrou para Pires, marcar o seu terceiro gol na partida e o quarto do Conexão. Com o Hat trick, o atacante da Base do Internacional chegou a 14 gols marcados e terminou como o Artilheiro da categoria Sub-10.

Depois do péssimo início, o Abade começou a jogar. Aos 14min, Laura recebeu na entrada da área e, de bico, chutou no canto, descontando para 4 a 1. Mesmo com a boa vantagem, o Conexão voltou com tudo para o segundo tempo e, aos 3min, chegou ao quinto gol. Gregori recebeu de Pires e tirou de Rafael para fazer o 5 a 1. A partir daí o Conexão só administrou a vantagem. Já o Abade teve chances para marcar, acertando duas bolas na trave e obrigando o goleiro Emanuel fazer boas defesas, mas nada que alterasse o resultado.

Por sinal, Emanuel terminou como Goleiro Menos Vazado, sendo o gol marcado pelo Abade o único sofrido por ele em cinco jogos disputados na competição. Com o título do Conexão no Sub-10, a terceira posição ficou com o Águia Dourada, visto que a equipe acabou perdendo para o campeão nas semifinais pelo placar de 8 a 0.

SUB-12
O Ferreira se sagrou campeão ao golear o Milan por 6 a 1. Com a posse de bola desde o início da partida, a equipe teve dificuldades para furar a defesa adversária. Tanto que o primeiro gol só saiu na metade da primeira etapa. Aos 7min e 30seg, Vinicius passou por Bruno e finalizou na trave. Mas, no rebote, a Arthur Giboski chutou de longe e acertou o ângulo, abrindo o placar.
Após o gol, o Ferreira seguiu pressionando e, aos 10min, ampliou. Aproveitando saída errada do Milan, Vinicius dominou, driblou o goleiro e tocou para as redes: 2 a 0. Aos 13min, o Milan teve a chance para descontar: Bruno dominou recebeu na área e, sozinho, parou no goleiro Arthur Selbach. E, na sequência, Giboski acertou um chute da quadra de defesa, marcando um golaço: 3 a 0 Ferreira. Já aos 14min, Giboski arriscou outro chute de longe, a bola bateu nas duas traves e entrou: 4 a 0.
O Ferreira seguiu em cima na segunda etapa e liquidou a partida logo no início. Aos 3min, Arthur Vargas balançou em frente à marcação e chutou no alto para fazer o quinto. Um minuto depois, Vargas recebeu na área e faz o 6 a 0. Com esses dois gols marcados, Arthur Vargas chegou a nove gols na competição, terminando na ponta da artilharia do Sub-12.

Administrando o resultado, o Ferreira viu o Milan descontar. Aos 11min, após jogadaça de Vitinho, Bruno recebeu na entrada da área e tocou para o gol: 6 a 1 Ferreira e foi só. Além do título e do Artilheiro, o Ferreira também ficou com o Goleiro Menos Vazado: Arthur Selbach. Ao todo, o time sofreu seis gols em cinco jogos disputados. Com a conquista do Ferreira, o Cesa/Cruzeiro ficou com o 3º lugar do Sub-12, já que perdeu para a equipe campeã nas semifinais por 6 a 1.


SUB-14
Na última categoria de Base, saiu mais um campeão 100%. O Torre Forte venceu o Milan por 3 a 2. Em um início movimentado, o Milan chegou a pedir gol, após o chute de Pietro explodir o travessão e a bola cair em cima da linha. Porém, pouco tempo depois, foi o Torre Forte que abriu o placar.
Aos 4min, Kauã recebeu na área, girou em cima de Pietro e bateu para o gol: 1 a 0. Dois minutos depois, Kauã escorou e Oséias chutou no canto para fazer o 2 a 0. Já aos 9min, Kauã cobrou falta, a bola tocou no travessão e entrou: 3 a 0 Esse foi o 13º gol do camisa 10 do Torre Forte, que acabou terminando com a artilharia do Sub-14.

A reação do Milan foi rápida. Aos 10min, Enzo recebeu de Kingeski e só escorou para as redes: 3 a 1. Aos 14min, Vitor passou por dois marcadores e chutou para a defesa de Mateus. Na sequência do jogo, o Milan teve uma falta para cobrar na sua quadra e Pietro acertou um chute forte para fazer o 3 a 2.
2º Tempo – Os 15 minutos finais foram de muita emoção. Logo no primeiro minuto, Vitor quase marcou um golaço. O camisa 10 do Milan chapelou o marcador e finalizou para a defesa de Mateus. E, no rebote, Vitor chutou para fora, desperdiçando a chance do empate.
O Milan seguiu pressionando. Aos 4min, em um bate-rebate na área do Torre, Vitinho tentou de cavadinha, mas a bola foi por cima do gol. Um minuto depois, Pietro chutou de longe e a bola passou perto. Aos 8min, Felipe trouxe para o meio e chutou, a bola desviou na marcação e ficou nas mãos de Mateus. Aos 12min, depois de jogadaça de Vitor, Kingeski recebeu na ponta da área, mas chutou para fora. Aos 13min, Pietro cobrou falta direta e o goleiro do Torre defendeu. Já aos 14min, Vitor finalizou do meio da quadra e a bola foi direto para fora.
No minuto final, o Torre Forte teve a chance de matar o jogo. Oséias recebeu de frente para o gol, mas acabou sendo puxado por Kingeski, que acabou recebendo o cartão vermelho direto. Na cobrança da falta, o chute de Kauã parou no goleiro Thallys. Mesmo com um jogador a menos, o Milan teve uma última chance para empatar.
No estouro do cronômetro, Pietro chutou cruzado, a bola explodiu na defesa adversária e o jogo acabou, com o triunfo do Torre Forte por 3 a 2. Devido ao resultado, o 3º lugar do Sub-14 ficou com o Porto, que havia perdido para a equipe campeã nas semifinais por 3 a 2.
Além do título e do Artilheiro, o Torre também ficou com o Goleiro Menos Vazado: Mateus, que sofreu seis gols em cinco partidas disputadas.


Após o final da última partida, ocorreu a entrega das premiações, ato que contou com a presença do organizador Pretinho, do assessor de Esporte Henrique Luz e de alguns dos empresários patrocinadores da competição.

CENAS LAMENTÁVEIS
Encerrada a decisão do Sub-14, todos se preparavam para a entrega dos prêmios, quando um homem invadiu a quadra e deu um soco em um dos seguranças que estava de costas. Agindo rapidamente, o segurança revidou com outro soco, fazendo com que o tal homem caísse no chão.
Furioso, o sujeito tentou partir para cima do segurança, sendo contido por algumas pessoas. Não bastasse isso, um menor, que seria filho do homem, também tentou entrar na quadra para atacar o segurança, mas acabou sendo impedido. Após muito bate-boca, os dois foram retirados do ginásio.
Segundo informações, tudo teria começado quando o segurança impediu que alguns jovens entrassem na quadra para comemorarem com os atletas do Torre Forte. Entre eles, estaria o filho do agressor, o qual teria sido empurrado pelo segurança, gerando toda a revolta do tal o homem, o que não justifica a sua atitude.
Não bastasse isso, durante a cerimônia de premiações, uma briga generalizada foi registrada fora das dependências do Cirão. Após tentar agredir um homem com um espeto, uma mulher partiu para cima dos Policiais Militares (PMs), que precisaram revidar. Um outro indivíduo também teria partido para cima dos brigadianos, que o derrubaram e acabaram o batendo a socos e pontapés.
Já com os ânimos mais calmos, ao menos quatro viaturas da Brigada Militar (BM) estavam na frente do Ginásio, enquanto o restante do público presente saía do local. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia (DP) da cidade e, de acordo com a Polícia Civil (PC), os envolvidos serão autuados.
*A matéria completa sobre as finais das categorias Adultas (Feminino, Veterano, Série Prata e Série Ouro) da Copa Osório de Futsal poderá ser conferida na edição do Jornal Momento da próxima sexta (5).
CRÉDITOS: Lucas Rodrigues
