Vereadores aprovam dois Projetos de Lei
OSÓRIO – O Plenário Francisco Maineri recebeu na noite de terça-feira (21), mais uma Sessão Ordinária do Legislativo osoriense. A Sessão da Câmara contou com a presença de 12 dos 13 vereadores. Vale ressaltar que o vereador Dudu Pellegrini não compareceu devido a problemas de saúde.
Para dar início a Sessão, Marisa Kingeski foi empossada como a mais nova vereadora, ato histórico para o Legislativo osoriense, visto que essa é a primeira vez que a Câmara de Vereadores do município conta com três mulheres em sua Legislatura. Marisa foi a 14ª mais votada nas últimas Eleições com 621 votos. Formada em Enfermagem, Marisa ocupava o cargo de coordenadora Técnica do Posto Central desde o início da atual Gestão. Segunda Suplente do PDT, ela ocupará o lugar de Vagner Gonçalves, que deixou o Legislativo para assumir o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude.
Acompanhada das vereadoras Professora Isabel (PT) e Rosi Jardim (PDT), Marisa realizou o juramento, tomando a sua Cadeira. Na sequência, Marisa foi convidada para se dirigir ao púlpito, onde realizou sua primeira fala como vereadora: “Com grande alegria e imensa responsabilidade, hoje assumo o meu compromisso com aqueles que me escolheram como vereadora. Comprometo-me a exercer o mandato com ética, coragem e proximidade com a comunidade, transformando as necessidades em propostas concretas”, afirmou.
Após elogiar o trabalho do seu antecessor, a mais nova vereadora seguiu seu discurso, declarando que irá trabalhar com seriedade, responsabilidade e transparência por todos os cidadãos osorienses, ouvindo as demandas e buscando as melhorias necessárias: “Quero praticar uma política baseada no diálogo, na escuta e no respeito as diferenças”, pontuou. Defensora do Meio Ambiente, Educação e Saúde, Marisa garantiu que irá cumprir os seus compromissos de Campanha, onde irá lutar pela garantia de serviço de Saúde gratuito e de qualidade, pela ampliação no número de moradias, assim como a promoção dos jovens por meio da geração de mais empregos. Além disso, a vereadora também lutará pelo fim da Violência Doméstica. Para isso, ela defende a criação de um Centro de Referência à Mulher.
Durante a sua fala, a vereadora disse que, mesmo trabalhando ao lado do Governo, isso não vai impedi-la de fiscalizar o trabalho do Executivo “com firmeza”. “Quero colaborar com a Gestão Pública e pretendo contar com ajuda dos meus colegas. Com fé, união e trabalho vamos construir juntos um futuro melhor para Osório”, finalizou Marisa Kingeski, agradecendo a todos pela oportunidade, a qual, segundo ela, foi “algo tão esperado”.

SESSÃO
Dando continuidade, os vereadores iniciaram as votações, aprovando por unanimidade um Pedido de Indicação e dois Projetos de Lei (PLs), incluindo o no 125/2025. De autoria dos vereadores Profa. Isabel, Ricardo Bolzan (PDT) e Rosi Jardim, o texto dispõe sobre a obrigatoriedade de todas as entidades e empresas privadas incluírem o Símbolo Mundial da Síndrome de Down como atendimento prioritário em suas dependências e em vagas de estacionamento no município.
Além disso, também foi aprovado o PL 144/2025. Incluído na Ordem do Dia em Regime de Urgência após pedido do líder do Governo, Ricardo Bolzan, o projeto autoriza a desafetação de imóvel público localizado na Rua Luís Francisco Pimentel, no distrito de Atlântida Sul. O local será utilizado para a construção da nova Escola José Paulo da Silva.
Após aprovados, os PLs deverão ser sancionados pelo prefeito Romildo Bolzan Júnior, passando a valer assim que forem publicados no Diário Oficial. Vale ressaltar que, todos os Projetos de Lei, assim com as proposições, estão disponíveis, em sua íntegra, no site da Câmara (camaraosorio.rs.gov.br).
HOMENAGEM
Ainda durante a Sessão, o vereador Maicon do Prado (PDT) realizou a entrega de Votos de Congratulações a Wesley da Silva pela sua contribuição com o Projeto Social de Boxe Tairone Silva, assim como sua conquista de Melhor Treinador Pessoal de 2025. Para quem não sabe, Wesley disponibiliza refeições para mais de 30 crianças do Projeto Tairone na Vila Olímpica, três vezes por semana. Acompanhado de familiares, o homenageado recebeu a placa das mãos do vereador, juntamente com o vice-prefeito Ed Moraes.

MUDANÇAS
Com a saída de Vagner Gonçalves e a entrada de Marisa Kingeski, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara precisou passar por algumas alterações. A CCJ passará a ser presidida por Luis Carlos Coelhão (PDT), tendo como vice-presidente a sua colega de Bancada, Rosi Jardim. Além deles e de Marisa, também fazem parte desta Comissão os vereadores Danjo Renê, Dudu Pellegrini e Lucas Azevedo, todos do MDB.

PRÓXIMA SESSÃO
Na próxima terça-feira (28), acontecerá mais uma Sessão Ordinária da Câmara, a partir das 19h. Assim como de costume, ela será aberta a toda comunidade e contará com transmissão de maneira simultânea pela Página do Facebook e pelo Canal do Youtube da Câmara de Vereadores de Osório.
CRÉDITO FOTO 1 E 2: Lucas Rodrigues
CRÉDITO FOTO 3: Ascom CMVO
CRÉDITO FOTO 4: Ascom CMVO
