Biblioteca Pública recebe lançamento de ‘A Vila da Serra’

Biblioteca Pública recebe lançamento de ‘A Vila da Serra’

OSÓRIO – Dezenas de pessoas estiveram na Biblioteca Pública Fernandes Bastos durante a noite de segunda-feira (6) para acompanharem o lançamento da terceira edição do livro ‘A Vila da Serra (Conceição do Arroio)’. Originalmente lançado em 1924, a obra de Antonio Stenzel Filho conta a história da cidade, por meio de dados geográficos, descrições físicas e narrativas sobre usos e costumes, desde seus primórdios, até 1872.

Após o primeiro lançamento, o livro foi reeditado no ano de 1980. Mais de quatro décadas depois, o texto passou por uma revisão cuidadosa. Repaginada, a terceira edição de ‘A Vila da Serra’ conta com notas de rodapé, que explicam termos e expressões pouco usuais nos dias de hoje, tornando a leitura mais acessível para o público contemporâneo. O trabalho foi realizado pelo Núcleo de Memória (Numem) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, com participação das professoras Júlia Ferri Pinto (Letras) e Maria Augusta Martiarena (História) e das estudantes do curso de Licenciatura em Letras Fabíola Pelissoli e Márcia Pimentel.

A nova edição do livro teve 100 tiragens. O seu lançamento contou com a presença de autoridades locais, incluindo: o prefeito em exercício Ed Moraes; a assessora de Cultura, Karol Schmitz; e a coordenadora da Biblioteca, Adriana Costa. Na ocasião, foram distribuídos exemplares para os presentes. Além disso, foram doadas 10 edições do livro para a Biblioteca, as quais ficarão à disposição de toda a população. Quem preferir pode acessar a obra em formato e-book, totalmente gratuito, disponível no site: memoria.ifrs.edu.br, na aba ‘Acervos’.

OUTRO EVENTO

Na manhã da última sexta (3), a Biblioteca Fernandes Bastos recebeu um evento sobre a herança cultural Bantu-Kongo, da África. Intitulado ‘Africanidades Banto – Diálogos Atlântico Sul: Ancestralidade, Corporeidades, Rituais culturais e Sagrados de Matriz Banto, o evento contou com duas palestras: ‘O Kongo entre o Mediterrâneo e o Atlântico’ e ‘Preservação da Memória da Rainha Guerreira em Angola’, as quais foram ministradas pelos professores Izis Abreu (UFRGS) e Rivair Macedo, respectivamente. Já a mediação ficou por conta do professor Iosvaldyr Bittencourt Jr. Realizado pelo Grupo Maçambique de Osório, o evento contou com apoio da prefeitura local.

Grupo Maçambique de Osório realizou evento sobre a herança cultural Bantu-Kongo.
Grupo Maçambique de Osório realizou evento sobre a herança cultural Bantu-Kongo.

CRÉDITOS: Divulgação