Polícia fiscaliza denúncias de maus tratos contra animais

OSÓRIO – A Polícia Civil (PC) deflagrou na semana passada, mais uma ação de combate ao crime de violência contra os animais. Depois de receberem denúncias, os policiais averiguaram 23 locais da cidade. As ações contaram com a participação da veterinária do Canil Municipal. Segundo o delegado João Henrique Gomes, alguns tutores acabaram sendo advertidos e notificados para regularizar e ajustar os locais de abrigamento dos cães domésticos, sob pena de responsabilização. Entretanto, nenhum animal foi recolhido.
Além disso, os agentes realizaram a entrega de duas casinhas para os pets. Elas são produzidas por detentos da Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO), em um projeto desenvolvido pela PC, em parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A população pode participar, fazendo a doação de materiais para a construção das casas, assim como qualquer quantia de ração. O material pode ser entregue diretamente na Delegacia da cidade, no Canil ou no presídio local.
Ainda conforme o delegado Gomes, outras ações como essa deverão ser realizadas nos próximos dias. Moradores podem auxiliar a Polícia, denunciado, de maneira anônima, por meio do WhatsApp: (51) 99912-0456. Conforme a Lei no 9.605/98, que regula e tipifica as condutas criminosas contra a fauna e a flora, a pena prevista para esse tipo de crime é de até cinco anos de reclusão.
CRÉDITO: PC