Furto de cabos deixa milhares de pessoas sem luz

Furto de cabos deixa milhares de pessoas sem luz

Aproximadamente quatro mil clientes da CEEE Equatorial ficaram sem luz durante a madrugada de quarta-feira (13), em Tramandaí. De acordo com a Companhia de Energia, o desabastecimento se deu devido ao furto de cabos da rede elétrica. Cerca de 1,8 quilômetro de fios foram levados.

A situação só reflete o cenário registrado em todo o Estado. De acordo com a CEEE, no primeiro semestre deste ano, foram identificados 3.412 casos de furto de equipamentos da rede elétrica em todo o RS. Tramandaí está na terceira colocação entre as cidades mais afetadas. Outro município do Litoral, Capão da Canoa, também aparece no Top 5 do ranking dos mais atingidos pelo furto de cabos. Porto Alegre e Rio Grande, no Litoral Sul, ocupam as primeiras colocações.

Conforme a CEEE, o furto de cabos de energia, além de afetar o fornecimento aos clientes e comércios, colocam em risco o funcionamento de serviços essenciais, como segurança, saúde e saneamento básico. Para tentar combater o crime, a Equatorial tem realizado Operações, juntamente com os órgãos de Segurança. Entre janeiro e o início deste mês foram realizadas 53 ações contra a receptação materiais furtados, sendo efetuadas 37 prisões.

As autoridades pedem que, em caso de observar movimentação suspeita, os moradores devem acionar a Polícia, no telefone 190, ou denunciarem pela Central de Atendimento, no: 0800 721 2333.

CRÉDITO: PC