Fepam libera licença para construção de nova subestação de energia na região

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) liberou a licença ambiental para a construção da subestação de Imbé. De acordo com a CEEE Equatorial, o empreendimento irá beneficiar mais de 288 mil moradores de Imbé, Tramandaí e Atlântida Sul (Osório). Com um investimento de R$ 37 milhões, a nova estrutura será construída no Rincão do Xavier, na Praia de Mariluz.

Prevista para ser concluída em até sete meses, a obra consiste na construção de uma nova linha de distribuição com aproximadamente 19 quilômetros de rede de alta tensão, além de cinco novos alimentadores e dois transformadores de 20 MVA cada. Após os serviços finalizados, a subestação deverá começar a funcionar a partir de maio de 2026.

MODERNIZAÇÃO

Os investimentos da CEEE Equatorial fazem parte de um plano estruturado de obras e manutenção para 2025. Recentemente, a companhia investiu R$ 2,9 milhões na modernização da rede elétrica nos municípios de Imbé e Tramandaí. Em Imbé, o investimento incluiu a instalação de religadores automáticos, postes e chaves de proteção. Já em Tramandaí, as obras envolveram a troca de cabos, substituição de postes e renovação de componentes da rede. As ações realizadas em maio beneficiaram diretamente cerca de 4,5 mil moradores.