GMI divulga dados do primeiro semestre

A Guarda Municipal de Imbé (GMI) atendeu 1.554 ocorrências entre janeiro e junho de 2025. Destas ações, 116 terminaram em prisões. Além disso, outras nome pessoas foram capturadas por estarem foragidas da Justiça. Esses e outros dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Trânsito imbeense durante a manhã da última terça-feira (22), e podem ser conferidos no Balanço Geral do primeiro semestre deste ano.
Os maiores registros foram de desinteligência (desacordo, desentendimento ou falta de harmonia) entre partes (duas ou mais pessoas), com 74 ocorrências, seguido por lesões corporais, com 42 casos. Ainda foram registradas 34 ocorrências por crimes enquadrados na Lei Maria da Penha (engloba diversas formas de violência contra a mulher, incluindo violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral) e 20 por tráfico de drogas.
Os dados também englobam os serviços internos e de apoio que a GMI realiza, como: suporte em desfiles, solenidades, procissões, guarda em estabelecimento de ensino e instituições da cidade. De acordo com o comandante da GMI, Rafael Moura, os números no primeiro semestre de 2025 são os maiores já registrados desde a implantação da Guarda Municipal de Imbé, ocasionado, segundo ele, pelo aumento da estrutura e do efetivo, que passou para 30, possibilitando a realização de mais ações, expandindo abrangência em mais áreas do município.
A GMI trabalha 24 horas por dia com uma Central de Operações e câmeras de segurança espalhadas por diferentes pontos de Imbé, além de realizar o atendimento permanente, no telefone 153.

CRÉDITO FOTO 1: Márcio Sardá
CRÉDITO FOTO 2: Ivan de Andrade