CEEE investe mais de R$ 200 mil na região

Durante o mês de julho, a CEEE Equatorial irá investir 220 mil reais em dois municípios do Litoral Norte gaúcho: Capão da Canoa e Xangri-lá. Segundo a Companhia, a maior parte do investimento está focado na automação da rede elétrica que atende os 83 mil habitantes das cidades.
Os equipamentos para a instalação de três religadores automáticos começaram a ser instalados no dia 16/07, sendo o trabalho concluído na terça-feira (22). De acordo com o gerente de Obras e Manutenção da CEEE Equatorial, Sérgio Appel, os dispositivos atuam sem a necessidade de intervenção humana. “Isso traz mais agilidade e confiabilidade para o sistema da região, sem a necessidade de uma equipe ir até o local. Tudo pode ser feito remotamente”, explicou. “Esses equipamentos permitem também a realização de manobras à distância, o que permite reduzir o número de clientes desabastecidos durante alguma ocorrência na rede elétrica”, complementou Appel.
DESLIGAMENTOS PROGRAMADOS
A CEEE Equatorial tem um plano de obras e de manutenção estruturado ao longo deste ano. Neste planejamento os desligamentos programados são necessários para realização destas benfeitorias de média e baixa tensão. Eles são divulgados com antecedência no site da CEEE Equatorial (ceee.equatorialenergia.com.br), na aba ‘Desligamento Programado’.
INVENTÁRIO
Entre julho e novembro, equipes técnicas da CEEE Equatorial estarão em campo para a realização de um inventário completo da rede de distribuição de energia elétrica. A ação contará com apoio das empresas Delos, RealValor e Vetor, sendo realizada em 53 municípios da área de concessão da distribuidora, incluindo Osório. A cidade receberá os trabalhos em quatro oportunidades, nos meses de julho, agosto, setembro e outubro.
O inventário consiste no mapeamento detalhado da infraestrutura elétrica, incluindo: postes, transformadores, chaves seccionadoras e demais ativos, além do levantamento cadastral dos consumidores atendidos pela rede. Esse trabalho é essencial para garantir a eficiência operacional, atender a exigências legais e regulatórias, além de direcionar investimentos futuros com base em informações atualizadas.
Durante o inventário, os profissionais podem solicitar acesso aos clientes apenas para registrar informações técnicas. Nos casos em que o medidor estiver visível externamente, serão feitas fotos do equipamento. Se o medidor estiver dentro da residência, serão registradas imagens da fachada, do ramal de entrada e do poste de derivação. É válido ressaltar que todos os colaboradores estarão devidamente identificados, utilizando crachá funcional, uniforme padronizado, veículos adesivados e carta de apresentação oficial, com contatos disponíveis para confirmação junto à Equatorial.
A CEEE reforça que este trabalho é fundamental para garantir o fornecimento de energia com mais qualidade, segurança e eficiência para todos os clientes. Dúvidas e informações adicionais podem ser esclarecidas pelos canais de atendimento da empresa: Central de Atendimento: 0800 721 2333; Whatsapp/Clara: (51) 3382-5500; Agência Virtual: www.equatorialenergia.com.br; ou no aplicativo Equatorial Energia, disponível para Android e iOS.

CRÉDITO FOTO 1: CEEE
CRÉDITO FOTO 2: Eduardo Rocha