Corredor Centroleste deverá interligar Porto Meridional com outros portos da América Latina

Corredor Centroleste deverá interligar Porto Meridional com outros portos da América Latina

O prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, acompanhado do secretário de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura do município, Luciano Costa, se reuniu com o sócio do empreendimento do Porto Meridional, Moisés Mury. O encontro realizado na segunda-feira (30/06), na prefeitura de Arroio do Sal, também contou com a presença da engenheira civil Sandra Stehling. Ela é responsável pela coordenação de corredores de transporte e eixos bioceânicos no Brasil e na América do Sul (Brasil-Peru).

Na ocasião, foi apresentado o Corredor Centroleste, que visa o aumento da exportação. O Projeto, intitulado de ‘Verdadeiro corredor no Atlântico para o Mercosul’, propõe a integração sistêmica e multimodal, conectando o Porto do Litoral com portos no Espírito Santo (ES) e outros estados brasileiros, assim como da América Latina. Durante a conversa, Sandra se colocou à disposição para colaborar com o desenvolvimento econômico de Arroio do Sal e do Rio Grande do Sul como um todo. Segundo a especialista, o Porto Meridional tem condições de suprir as atuais demandas do território gaúcho: “Sempre enxerguei o Rio Grande do Sul como um estado economicamente muito forte. Mas, ao chegar aqui, percebi que a logística está muito aquém. Nosso único porto em funcionamento tem um calado pequeno, enquanto o estado vizinho possui vários portos e, somente o Espírito Santo, tem 10”, afirmou a engenheira.

Durante o encontro, o prefeito de Arroio do Sal se mostrou interessado no projeto apresentado e informou que tem atuado na articulação de investimentos em nível continental, por meio da União Parlamentar do Mercosul (UPM). “Temos consciência da magnitude deste empreendimento e da responsabilidade que o porto representa. Mas afirmo que estamos preparados para agir estrategicamente, antecipando os obstáculos que naturalmente irão surgir”, declarou Luciano Pinto, que complementou, afirmando sobre a forte possibilidade de parceria com o setor privado.

PORTO MERIDIONAL

O Porto Meridional é um Terminal de Uso Privado (TUP) que terá capacidade para movimentar até 53 milhões de toneladas por ano. A construção está orçada em R$ 6,5 bilhões, dos quais R$ 1,5 bilhão correspondem à infraestrutura geral e os outros cinco bilhões de reais à instalação dos berços e terminais. As obras devem iniciar no primeiro quadrimestre de 2026, com a operação prevista para começar em 2028.

O empreendimento promete gerar mais de dois mil empregos diretos e quase cinco mil indiretos, movimentando a economia regional e ampliando a competitividade logística do Estado. Localizado em uma área com ligação estratégica à BR-101 e infraestrutura preparada para futuras conexões ferroviárias, o Porto Meridional também se destaca pelo aproveitamento do potencial hidrográfico do RS – proporcionalmente o maior do país, considerando a superfície territorial.

Prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, durante reunião com a engenheira civil Sandra Stehling.
Prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, durante reunião com a engenheira civil Sandra Stehling.

CRÉDITO FOTO 1: Divulgação
CRÉDITO FOTO 2: Thayson Machado