Guarda-vidas realizam 370 salvamentos em praias da região
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) divulgou nesta semana, dados atualizados da Operação Verão Total. Até o último domingo (26), os guarda-vidas haviam realizado 446 salvamentos, sendo 370 somente em praias do Litoral Norte gaúcho. Os outros ocorreram no Litoral Sul (25) e em águas internas (51). No topo da lista aparece Torres, com 104 salvamentos, seguido por Capão da Canoa, com 79.
Segundo o CBM, entre os dias 21 de dezembro de 2024 e o último dia 26 de janeiro, foram realizadas 256,4 mil ações de prevenção, sendo 186.971 no Litoral Norte, 34.862 no Litoral Sul e 34.567 em águas internas. A região também registra o maior número de pessoas encontradas. Das 863, 773 foram no Litoral Norte. Na liderança do ranking está Capão da Canoa, com 231, seguida por Torres, com 206 pessoas encontradas. Já em relação as lesões causadas por águas-vivas, os bombeiros registraram 71.464 acidentes. Do total, 67.973 ocorreram no Litoral Norte e 3.488 no Litoral Sul.
MORTES REGISTRADAS
Nesta Operação Verão, até o momento, ocorreu um óbito fora afogamento em áreas cobertas por guarda-vidas. A morte foi registrada na última sexta-feira (24), na praia de Capão da Canoa. Conforme o CBM, os agentes da guarita 69 avistaram um homem em situação de perigo e com auxílio de uma moto aquática partiram para o resgate.
Após alguns minutos, a vítima foi encontrada boiando e retirada da água. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada de ambulância até o Hospital Santa Luzia, em Capão. Porém, o homem não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. Ele foi identificado como Roberto Antônio Piardi. Com 64 anos de idade, a vítima era natural de Vacaria, na Serra gaúcha.
Além dessa, outras duas mortes por afogamento ocorreram em Arroio do Sal e Torres. Vale ressaltar que, no primeiro caso, o local aonde ocorreu óbito não possuía guarda-vida. Já no outro óbito, ocorrido na Prainha, o ponto estava sinalizado com bandeira preta, ou seja, proibido para banho.
CRÉDITOS: CBM