CIDADE

Estudantes do IFRS vivenciam a prática docente em escola do município

OSÓRIO – Dezesseis futuros professores de Língua Portuguesa e Inglesa, estudantes do curso de Licenciatura em Letras do Campus do Instituto Federal do RS (IFRS) iniciaram as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para quem não sabe, o PIBID oportuniza a inserção dos discentes de licenciatura no cotidiano de escolas públicas de educação básica, o que contribui para sua formação profissional e para o desenvolvimento de competências práticas e reflexivas experienciadas no cotidiano escolar.

Os licenciandos foram selecionados por edital da Pró-Reitoria de Ensino do IFRS, que ofereceu 192 vagas, em 12 Campi do IFRS. Durante o período de atuação, eles receberão uma bolsa de R$ 700,00 mensais, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

ATIVIDADES

O início do PIBID no Campus Osório ocorreu no último dia 22 de dnovembro. Na ocasião, ocorreu uma apresentação dos estudantes selecionados, onde as coordenadoras Rafaela Fetzner Drey e Luciane Senna Ferreira apresentaram os objetivos e a estrutura do Programa. As atividades estão sendo realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) General Osório e irão até o final de 2026. Os estudantes vão atuar em turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, sob a supervisão das professoras Silvana Pires Silveira e Rovena Zapparoli Dal Ri.

Na primeira semana de dezembro, os bolsistas realizaram uma visita à escola parceira para conhecer a estrutura, as dinâmicas de funcionamento, os espaços disponíveis e os diferentes elementos que compõem o ambiente escolar, acompanhados pelas professoras supervisoras. Essa imersão na realidade escolar é fundamental para que os futuros professores possam construir um vínculo com o ambiente e planejar suas atividades pedagógicas de forma integrada à realidade da escola.

Já durante o Verão, período de férias escolares, eles estarão realizando estudos de artigos teóricos conceituais e de documentos institucionais, como regimentos e projetos políticos-pedagógicos. Segundo as professoras coordenadoras, esse momento destaca a importância da observação atenta e da construção de um relacionamento com a comunidade escolar, bases fundamentais para o desenvolvimento das atividades do PIBID, uma iniciativa que visa aproximar as futuras professoras e futuros professores da prática docente desde o início de sua formação, visando, por meio de atividades pedagógicas, fortalecer a articulação entre teoria e prática, formando profissionais mais integrados e comprometidos com a educação básica.

Impacto social e fortalecimento da Educação Pública

Além de contribuir para a formação dos futuros professores, o PIBID também promove a troca de saberes entre o Campus Osório do Instituto Federal e a escola da comunidade, enriquecendo as práticas pedagógicas e incentivando inovações no ensino. O programa fortalece os laços institucionais com a comunidade, amplia o impacto social e reafirma o compromisso com uma educação pública de qualidade.

Ao longo do processo, os estudantes são orientados a realizar observações e registros do cotidiano da escola parceira do programa, podendo acompanhar as aulas do professor supervisor e atuar como docentes, a fim de vivenciar atividades didático-pedagógicas. Estão previstos também o estudo e a análise de Projetos Político Pedagógicos; a apuração de informações acerca dos contextos nos quais a escola está inserida, bem como a realização de entrevistas com estudantes, docentes e membros das equipes diretivas.

Outra estratégia do Programa é a realização de registros (diário de campo, fotografia, áudio e vídeo), a sistematização e a descrição das realidades com as quais os licenciandos estarão em contato, bem como a publicação e a discussão dos resultados.

CRÉDITO: Divulgação