Infraero entrega obras no Aeroporto de Torres
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) realizou na segunda-feira (2), a entrega das obras de melhorias no Aeroporto de Torres. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o gestor do local, Gessilney da Paz Gomes (que representou a Infraero); o deputado estadual Luciano Silveira (MDB); o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte, João Marcos Bassani; e o prefeito de Torres, Carlos Souza.
Segundo Gessilney Gomes, após a finalização das obras, a pista do Aeroporto de Torres poderia receber os mesmos aviões que o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), visto que, possui uma pista maior do que a do Aeroporto carioca, passando a contar com 1.520 metros de extensão. Na estrutura do Litoral Norte gaúcho também houve o alargamento da pista de pouso e decolagem, que passou de 16 para 25 metros de largura.
Além disso, foram realizadas novas sinalizações no pátio, que agora contará com cinco posições para aviões e uma para helicópteros. Por fim, foi instalado o Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi) em ambas as cabeceiras. Ao todo, serão investidos R$ 22 milhões, já contando com as novas obras que acontecerão em 2025.
De acordo com a Infraero, o objetivo das intervenções é garantir mais segurança e maior capacidade operacional, adequando o terminal às necessidades da aviação atual e futura. Com isso, o Aeroporto de Torres poderá receber aeronaves da categoria 3C, com compacidade de até 165 passageiros. A expectativa é de que, ainda no próximo Verão, já comecem a operar os primeiros voos comerciais. Se isso se confirmar, o serviço voltaria a funcionar depois de seis anos, quando a empresa Azul operava uma linha entre Torres e Porto Alegre:
“Essa luta pelo aeroporto regional vem de muito tempo, desde sua implantação, na realidade. Agora, vamos trabalhar junto aos prefeitos e a Associação dos Municípios do Litoral Norte, a fim de viabilizarmos este novo projeto”, comentou o prefeito torrense. Recentemente, Carlos Souza esteve reunido com a direção da operadora de turismo CVC para viabilizar pacotes que incluam a região litorânea.
MELHORIAS PARA O LITORAL
O presidente da Amlinorte ressaltou a importância da abertura do Aeroporto: “Ele trará muito desenvolvimento para a região”, afirmou João Marcos, que aproveitou para destacar a participação conjunta dos municípios, entidades e empresários durante todo o processo: “Estamos todos de parabéns”, complementou o prefeito de Maquiné.
Defensor da regionalização do Aeroporto de Torres, o deputado Luciano Silveira comemorou o feito que, segundo ele, irá possibilitar novas oportunidades para o Litoral Norte. “Seguimos na luta para que o Aeroporto possa ser uma rota alternativa ao Salgado Filho”, frisou o parlamentar.
CRÉDITOS
Divulgação