REGIÃO

Infraero entrega obras no Aeroporto de Torres

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) realizou na segunda-feira (2), a entrega das obras de melhorias no Aeroporto de Torres. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o gestor do local, Gessilney da Paz Gomes (que representou a Infraero); o deputado estadual Luciano Silveira (MDB); o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte, João Marcos Bassani; e o prefeito de Torres, Carlos Souza.

Autoridades estiveram vistoriando resultado dos trabalhos realizados no Aeroporto do Litoral Norte gaúcho.
Autoridades estiveram vistoriando resultado dos trabalhos realizados no Aeroporto do Litoral Norte gaúcho.

Segundo Gessilney Gomes, após a finalização das obras, a pista do Aeroporto de Torres poderia receber os mesmos aviões que o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), visto que, possui uma pista maior do que a do Aeroporto carioca, passando a contar com 1.520 metros de extensão. Na estrutura do Litoral Norte gaúcho também houve o alargamento da pista de pouso e decolagem, que passou de 16 para 25 metros de largura.

Além disso, foram realizadas novas sinalizações no pátio, que agora contará com cinco posições para aviões e uma para helicópteros. Por fim, foi instalado o Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi) em ambas as cabeceiras. Ao todo, serão investidos R$ 22 milhões, já contando com as novas obras que acontecerão em 2025.

Gessilney Gomes, gestor do Aeroporto de Torres.
Gessilney Gomes, gestor do Aeroporto de Torres.

De acordo com a Infraero, o objetivo das intervenções é garantir mais segurança e maior capacidade operacional, adequando o terminal às necessidades da aviação atual e futura. Com isso, o Aeroporto de Torres poderá receber aeronaves da categoria 3C, com compacidade de até 165 passageiros. A expectativa é de que, ainda no próximo Verão, já comecem a operar os primeiros voos comerciais. Se isso se confirmar, o serviço voltaria a funcionar depois de seis anos, quando a empresa Azul operava uma linha entre Torres e Porto Alegre:

“Essa luta pelo aeroporto regional vem de muito tempo, desde sua implantação, na realidade. Agora, vamos trabalhar junto aos prefeitos e a Associação dos Municípios do Litoral Norte, a fim de viabilizarmos este novo projeto”, comentou o prefeito torrense. Recentemente, Carlos Souza esteve reunido com a direção da operadora de turismo CVC para viabilizar pacotes que incluam a região litorânea.

Prefeito de Torres, Carlos Souza.
Prefeito de Torres, Carlos Souza.

MELHORIAS PARA O LITORAL

O presidente da Amlinorte ressaltou a importância da abertura do Aeroporto: “Ele trará muito desenvolvimento para a região”, afirmou João Marcos, que aproveitou para destacar a participação conjunta dos municípios, entidades e empresários durante todo o processo: “Estamos todos de parabéns”, complementou o prefeito de Maquiné.

João Marcos Bassani, presidente da Amlinorte.
João Marcos Bassani, presidente da Amlinorte.

Defensor da regionalização do Aeroporto de Torres, o deputado Luciano Silveira comemorou o feito que, segundo ele, irá possibilitar novas oportunidades para o Litoral Norte. “Seguimos na luta para que o Aeroporto possa ser uma rota alternativa ao Salgado Filho”, frisou o parlamentar.

Deputado Estadual Luciano Silveira.
Deputado Estadual Luciano Silveira.

CRÉDITOS
Divulgação