CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Estudantes aprendem transformar óleo de cozinha em sabão

OSÓRIO – As ações da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vão além do trabalho de manutenção. Um dos projetos desenvolvidos pela Corsan é o ‘De Olho no Óleo’. O programa socioambiental visa o incentivo a reutilização do óleo de cozinha, o qual pode ser utilizado para a fabricação de sabão caseiro, ao invés de ser descartado (geralmente) de maneira incorreta.

Após ser apresentado na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ildefonso Simões Lopes (Rural), na semana passada, o projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Professor Milton Pacheco (Ciep). Cerca de 30 alunos do 6º ano participaram das atividades coordenadas pela assistente social da Corsan, Cristiane Silveira.

“Construir a consciência do descarte correto do óleo usado e proteger o meio ambiente são o nosso maior objetivo”, declarou. Além dos danos causados pelo óleo, Cristiane também apresentou a maneira mais adequada de armazenar e reaproveitar o produto. Um exemplo, é a fabricação de sabão que, segundo ela, além de proteger o meio ambiente e as redes de saneamento, ainda pode ser uma fonte de renda familiar.

Após as explicações teóricas, Cristiane apresentou aos estudantes o processo de transformação do óleo de cozinha em sabão. Para isso, ela contou com a ajuda da estudante Nádila Nunes: “Eu não sabia dos prejuízos que o óleo podia causar colocando no ralo. Agora, vou falar para o meu pai”, disse a adolescente de 13 anos de idade. Depois de passar por Osório, o ‘De Olho no Óleo’ irá ser apresentado nas escolas de Tramandaí, no próximo dia 27 de agosto.

CRÉDITO
Corsan