Operação cumpre mandados do Litoral

Operação cumpre mandados do Litoral

A Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou na manhã de sexta-feira (9), a Operação Dirty Money. O objetivo foi combater crimes de lavagem de dinheiro, oriundo do tráfico de drogas praticado por uma organização criminosa com sede nas cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo, na região Metropolitana do Estado.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em nove cidades do RS e também em São Paulo. No Litoral Norte gaúcho, o trabalho foi realizado em Tramandaí. No final, um homem foi preso em uma propriedade rural de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, em posse de uma arma e dezenas de munições. Também foram apreendidos cinco veículos e 11 mil reais em dinheiro.

Ainda durante a Operação foram realizados bloqueios judiciais no total 16 milhões de reais contra 11 investigados diretamente relacionados aos recebimentos de valores do tráfico de drogas ilícitas, além da apreensão de contratos relacionados a transações em criptoativos.

INVESTIGAÇÕES

O trabalho teve início em 2021. De lá para cá, 33 traficantes foram indiciados, sendo efetuadas diversas apreensões. Além disso, foram fechados ao menos três laboratórios onde eram produzidos os entorpecentes. Durante as investigações, a Polícia também identificou um esquema de lavagem de dinheiro baseado em relações bancárias da companheira de um líder da facção. O casal está diretamente relacionado a um líder de outro grupo criminoso que tem sede no bairro Roselândia, em Novo Hamburgo. Após análises bancárias, o Laboratório de Tecnologias para Combate à Lavagem de Dinheiro da PC comprovou uma movimentação que ultrapassou R$ 112 milhões, entre os anos de 2017 e 2021.

CRÉDITO
PC