Extinção da Chama Crioula marca encerramento dos Festejos Farroupilhas
OSÓRIO – Após uma semana de atividades, foi realizado no início da noite de sexta-feira (20) o encerramento dos Festejos Farroupilhas no município. O evento aconteceu no Parque de Rodeios Jorge Dariva. Durante a execução do Hino Riograndense, houve o descerramento das Bandeiras e, em seguida a Chama Crioula foi apagada pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude Neimar Pacheco.
Após o ato, aconteceram as falas das autoridades. O coordenador da 23ª Região Tradicionalista (RT) Edson Sana, responsável por trazer a Chama Crioula aos municípios do Litoral Norte gaúcho, lembrou do difícil trajeto que percorreu de Alegrete (Fronteira Oeste) até o Litoral. Edson fez questão de agradecer todos os companheiros que tiveram com ele durante o percurso. Ao todo, foram 28 dias de cavalgada, sendo percorridos 1.150 quilômetros. A caravana liderada por Edson contou com 22 cavaleiros, 15 automóveis, seis caminhões e 12 reboques. Ele ainda aproveitou para convidar todos os presentes para buscar a Chama no que vem, evento que acontecerá na cidade de Caxias do Sul, na Serra.
CANCELAMENTO DO DESFILE
Tradicionalmente realizado no Centro da cidade, o Desfile Farroupilha deste ano acabou sendo cancelado devido a chuva e, principalmente, ao evento forte, que atingiram o município durante a última sexta. Porém, Edson Sana acabou dando uma alfinetada na organização do evento, afirmando que não havia motivos para o Desfile ser cancelado, visto que, haviam enfrentado condições muito piores durante o deslocamento da Chama.
O secretário Neimar, em fala forte, utilizou o microfone para desabafar sobre o que vinham apontando sobre a decisão de cancelamento do Desfile. Ele fez questão de esclarecer que a decisão partiu exclusivamente dos Patrões das entidades, por meio de votação, a qual ele disse não ter participado. Já em relação ao ato realizado por alguns tradicionalistas, que fizeram um Desfile improvisado passando no meio do trânsito, ele reconheceu a atitude dos cavalarianos.
ENTREGA DAS PREMIAÇÕES
Representante das entidades tradicionalistas do município, João Batista (Piquete de Laçadores Unidos pela Tradição) ressaltou a grande participação no Campeonato Municipal de Laço, reforçando que o evento só pode ser realizado devido a junção familiar e a vontade dos Piquetes que, segundo ele, “vêm por amor as tradições”, visto que a competição não distribui premiações em dinheiro. No final, João parabenizou os vencedores e, em seguida, começaram a ser entregues os troféus aos campeões das provas campeiras (veja lista completa no final da matéria). Além disso, também foi entregue um troféu em homenagem a Edson Sana.
PREMIADOS
Vaca Parada
Miguel Grechi
Piazito (07 a 10 anos)
Inacio Passos
Prendinha (07 a 10 anos)
Manuela Meregalli
Laço Piá
Inácio Passos
Laço Guri
Bernardo Passos
Laço Prenda (Até 12 anos)
Vitória
Laço Prenda (Acima de 12 anos)
Eduarda Cunha
Laço Pai e Filho (Até 12 anos)
Moisés Assis e Inácio Passos
Laço Pai e Filho (Acima de 12 anos)
Gilnei Cunha e
Laço Irmão
Augusto e Matheus Scheifer
Laço Veterano
Ademar Trevizan
Laço Vaqueano
Zenor
Laço Capataz
Nathan
Laço Sênior e Laço Patrão
Gilnei Cunha/Clauderlei Mattos
Laço Individual/Braço de Ouro
Mateus Ferreira
CAMPEONATO MUNICIPAL DE LAÇO
Força A
1º – PL Diamante Litorâneo
2º – PL Unidos pela Tradição
3º – PL Mathias Velho Pacheco
Força B
1º – PL João Alves da Cunha
2º – PL General Osório
3º – PL Tropeiro Velho
Força C
1º – PL João Silvano
2º – PTG Guardiões do Pampa
3º – PL General Osório
TAÇA FARROUPILHA
1º – PL Gaudérios do Gesso
2º – PL Unidos pela Tradição 3º – PL Anfilóquio Dias Marques
CRÉDITOS
Lucas Rodrigues