CIDADEESPORTES

Vila Olímpica recebe abertura da fase da 11ª CRE do Jergs

OSÓRIO – Depois de não ser realizada no ano passado, a fase da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) 2023/2024 teve início na terça-feira (3). A abertura teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades da região, além de professores e atletas. O secretário de Educação de Osório, Dilson Maciel, ressaltou a importância do papel dos professores de Educação Física na vida do aluno, os quais, segundo ele, “fazem o esporte acontecer”.

Já o coordenador da 11ª CRE, Rodrigo Firme, destacou os números da competição, que contará com 142 equipes e 424 atletas individuais, totalizando mais de 1,3 mil atletas, número superior ao de eleitores em muitos municípios da região. Ele ainda fez questão de destacar a realização, mesmo que tardia, do Jergs, possibilitando a participação e integração das escolas. Após sua fala, foi tocado o Hino Riograndense e, na sequência, foi dado início às provas.

ATLETISMO

Mais de 100 estudantes da região estiveram presentes na Vila Olímpica para as provas de Atletismo. Ocorreram as disputas de Pista, Saltos e Arremessos nas categorias Infantil e Juvenil, nos naipes Masculino, Feminino e Misto. No final, apenas o campeão de cada prova acabou se classificando para a fase final do Jergs, que acontecerá em Porto Alegre.

Vale ressaltar a participação da Escola Idelfonso Simões Lopes (Rural), que, em 15 provas disputadas, conquistou 13 medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Assim como a Rural, o colégio Albatroz também teve atletas conquistando medalhas e garantindo vaga na final estadual do Atletismo. Foram seis medalhas, sendo cinco de outro e uma de prata.

Além disso, Osório também foi representada pelas Escolas Milton Pacheco (Ciep) Dezesseis de Dezembro, General Osório e Prudente de Morais, que também conquistaram medalhas. No total, os colégios do município somaram 26 medalhas, sendo 21 de ouro, quatro de prata e uma de bronze. A seguir veja todas as medalhas conquistas por alunos de Osório na competição:

INFANTIL

2.000m Rasos Feminino
2ª – Brenda (Albatroz)

Revezamento 5x80m Feminino
1º – Milton Pacheco (Ciep)

Salto em Altura Masculino
1º – João Pedro (General Osório)

Arremesso de Peso Masculino
1º – Miguel Tedesco (16 de Dezembro)

JUVENIL

100m Rasos Masculino
1º – David Silva (Rural)

100m Rasos Feminino
1ª- Maya Paz (Rural)

200m Rasos Masculino
1º – Nicolas Steitz (Rural)

200m Rasos Feminino
1ª – Maria Luísa (Rural)

400m Rasos Masculino
1º – João Pedro (Rural)

400m Rasos Feminino
1ª – Natália Bittencourt (Albatroz)

800m Rasos Masculino
1º Eduardo Lima (Rural)

800m Rasos Feminino
1ª – Natália Bittencourt (Albatroz)
2ª – Laura Rost (Rural)

3.000m Masculino
1º – Eduardo Lima (Rural)

3000m Feminino
1ª – Antônia Hilário (Rural)

Revezamentos 4x100m: Mas, Fem e Misto
1ª – Escola Ildefonso Simões Lopes (Rural)

Salto em Distância Masculino
2º – Gabriel Germano (Prudente)

Lançamento de Disco Feminino
1ª – Emili Amorim (Albatroz)

Lançamento de Dardo Masculino
1º – Juan Goulart (Albatroz)
2º – David Silva (Rural)

Lançamento de Dardo Feminino
1ª – Natália Bittencourt (Albatroz)

Arremesso de Peso Masculino
3º – Samuel Bernardo

Arremesso de Peso Feminino
1ª – Laura Castanheira (Rural)
2ª – Giovana Silva (16 de Dezembro)

11ª CRE

Ao todo, 1.324 atletas de 18 municípios competirão na fase da Coordenadoria. Após o Atletismo, os jogos da 11ª CRE seguirão durante o mês de setembro, com as disputas do Futsal, Vôlei, Handebol, Basquete e Tênis de Mesa. As modalidades serão disputadas nas cidades de Rolante e Osório, que receberá o Basquete, no dia 23/09. Além disso, também haverá o Xadrez, que acontecerá de maneira online.

CRÉDITO
Lucas Rodrigues