CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Aldeia indígena recebe projeto do IFRS

Não é de hoje, que o Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório realiza projetos de extensão em prol de auxiliar a comunidade do Litoral Norte gaúcho. Na última quinta-feira (23), deu-se início o “Criando Espaços de Construção de Aprendizagens Interculturais”. A ação conta com a participação de professores, servidores e estudantes da instituição, além de representantes da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Universidade Estadual do RS (Uergs) e da Universidade Federal do RS (UFRGS).

Realizado na escola da aldeia indígena Kuaray Rese, localizada na Ers-389 (Estrada do Mar), em Osório, o projeto tem como objetivo proporcionar encontros interculturais de formação pedagógica, aprimorando o ensino-aprendizagem tanto de discentes quanto de docentes, sejam eles indígenas ou não. Além disso, a iniciativa também visa compartilhar espaços do Campus Osório com a comunidade da aldeia e aproximar ambas as comunidades, efetivando a política de ações afirmativas do IFRS.

A atividade inicial consistiu em uma reunião de planejamento acerca das ações do projeto a serem desenvolvidas. Participaram do encontro estudantes e professores indígenas da comunidade, além da equipe diretiva da escola. Na ocasião, o grupo também pode apresentar as suas demandas e expectativas em relação ao projeto.