POLICIAL

Divulgado balanço final da Operação Golfinho

O Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO) divulgou durante a tarde de quarta-feira (28/02) os dados da 54ª Operação Golfinho, que teve início no último dia 20 de dezembro e se encerrou na segunda-feira (26). De acordo com a Brigada Militar (BM), a região apresentou uma redução nos indicadores criminais em relação à última temporada (2022/2023).

O indicador que apontou a maior queda foi o roubo a estabelecimento comercial, com 60% a menos que na Operação Golfinho anterior, seguido do homicídio (50%), furto/arrombamento em estabelecimento comercial (46%) e furto/arrombamento em residência (44%). Além disso, também houve queda nos crimes de roubo à residência (37,5%), furto de veículo (30%), roubo a pedestre (27%), furto qualificado (27%), roubo de veículo (23%) e furto em veículo (8%).

Durante a 54ª Operação Golfinho foram realizadas 2.563 barreiras policiais, sendo abordados 28.396 veículos e identificadas 44.916 pessoas. Ao todo, foram efetuadas 983 prisões, sendo 894 em flagrante. Além disso, foram capturados 89 foragidos da Justiça. Durante as ações foram apreendidas 28 armas de fogo, 419 munições, entre outros objetos, aproximadamente 54 quilos de entorpecentes e uma quantia em dinheiro.

O comandante do CRPO Litoral, o coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, ressaltou os números apresentados: “Os resultados satisfatórios no controle da criminalidade demonstram a excelência do trabalho integrado de todas as modalidades de policiamento da Brigada Militar concentrados na Operação Golfinho para a promoção de tranquilidade a moradores e veranistas que se deslocam às praias da região”, declarou o comandante. Segundo o coronel Humberto, os contextos de planejamento e execução da Operação Golfinho envolvem o olhar detalhado e aprimorado da BM, que vão muito além dos serviços de segurança prestados e percebidos pela sociedade”, disse o comandante do CRPO Litoral, que ainda afirmou que já foram iniciados os preparativos para a próxima edição da Operação Golfinho, que terá início em dezembro de 2024.

Comandante do CRPO Litoral coronel Ney Humberto. – FOTOS: BM