CIDADEESPORTES

Jogos de Beach Tennis encerram Copa Verão

OSÓRIO – Após as disputas do Beach Soccer, Vôlei e Futevôlei, a Copa Verão se encerrou no último sábado (10), com as disputadas do Beach Tennis. O evento, realizado pela prefeitura, por meio da Assessoria de Esporte e Lazer, ocorreu nas quadras montadas na Beira-Mar de Atlântida Sul. Estiveram presentes o subprefeito de Atlântida Sul, Caio Rosa; a assessora de Esporte e Lazer, Cida Santos; e o coordenador de Esporte, Darlan Dias (Pretinho).

Ao todo, 50 duplas disputaram a competição nas categorias B, C e D, nos naipes Masculino e Feminino. Os jogos foram disputados em set único de seis pontos, sendo que em cada de 5 a 5, as partidas iriam a 7. Já no caso de empate em 6 a 6, a decisão iria para um tie break até 7 ou dois pontos de diferença (8×6, 9×7, 10×8, etc). No final, as três melhores duplas de cada categoria foram premiadas com troféus. Vale ressaltar que não houve disputa do terceiro lugar, sendo a posição ocupada pela dupla que perdeu para os campeões na semifinal.

FEMININA D (9 duplas)

As nove duplas foram divididas em três chaves com três cada uma, onde jogaram entre si, avançando as duas melhores de cada grupo para o mata-mata. As duas melhores primeiras colocadas avançaram direto para as semifinais, enquanto que as outras quatro duplas jogariam um play-off para definirem as últimas duas semifinalistas. Após grandes partidas, a final foi decidida entre: Débora/Natalie Vs Daniela Barbosa/Janine Zart.

Final – No primeiro game, Débora e Natalie abriram 15×40 na devolução de Débora no fundo. Após dois aces de Daniela. No No-Ad (ponto decisivo), Dani sacou, Débora devolveu e Daniela não conseguiu pegar: 1 a 0 Natalie e Débora. Com Natalie jogando muito na segunda parcial, a dupla fez 40×0 no erro de Dani no smash. Na jogada seguinte, Natalie acertou um ataque na paralela para fazer 2 a 0.

Em um terceiro game equilibrado, Débora fez 30×40. Depois do smash na rede de Débora, Janine sacou e Débora fez 3 a 0 com uma devolução no fundo. Errando muito na quarta parcial, Natalie e Débora saíram tomando 15×40. Mas as duas foram buscar o empate. Primeiro, Débora acertou um ace: 30×40. Depois, Natalie buscou um lobe de Daniela e atacou para baixo: 40×40. No No-Ad, Débora mandou uma curtinha e Janine não conseguiu pegar: 4 a 0. Sem dar chance para a dupla adversária, Débora e Natali fizeram 5 a 0 com um lobe no fundo da quadra de Débora.

No tudo ou nada, Dani e Janine esboçaram uma reação. As duas venciam por 0x40, tomaram o empate em 40 a 40 e no ponto decisivo, elas fizeram o primeiro ponto, graças ao saque na rede de Natalie. Já na sétima parcial, elas perdiam de 15×40, até que Janine mandou um saque forte e Natalie não devolveu: 30×40. Na jogada seguinte, Daniela acertou um smash, deixando a parcial empatada. No 40×40, Janine acertou um ace, descontando o placar para 5 a 2.

Porém, a reação de Dani e Janine parou por aí. Na bola de Daniela para fora, as duas cederam o 40×15 para Débora e Natalie. E, no primeiro match point, Débora acertou um ace, fazendo 6 a 2 e confirmando o título da Feminina D para ela e Natalie. Com o resultado, Micheline e Manuela terminaram em terceiro lugar, já que perderam para a dupla campeã na semifinal pelo placar de 6 a 3.

Dani e Janine foram as vice-campeãs da Feminina D.

FEMININA C (6 duplas)

As seis duplas foram divididas em duas chaves com três cada uma, onde jogaram entre si, avançando as duas melhores de cada grupo para as semifinais. Após grandes jogos, a final foi decidida entre: Cintia/Nani Vs Carol/Maria

Final – Maria e Carol começaram melhores e abriram 40×15 no primeiro game, no lobe de Maria. Na jogada seguinte, Cintia atacou para fora, cedendo o 1 a 0. Em uma segunda parcial equilibrada, Cintia chamou a responsabilidade e com duas bolas não forçadas e uma largada, ela deixou o marcador em igualdade: 1 a 1. A virada de Nani e Cintia veio em outro game parelho. Aproveitando os erros da dupla adversária, Nani e Cintia abriram 0x40 no smash para fora de Maria. Mas Carol e Maria buscaram o empate na largada de Nani na rede, no lobe de Carol e no gancho de Maria. No 40×40, Nani mandou uma devolução no fundo para fazer o 2 a 1.

Em uma quarta parcial com muitos erros, Carol e Maria fizeram 30×40 na largada de Carol. Na sequência, Nani mandou um saque lobe e Carol devolveu com um ataque para baixo, fazendo o 2 a 2. Já a quinta parcial foi de Cintia. Depois dela acertar um lobe e um ataque na diagonal, a atleta mandou um ataque entre Maria e Carol para fazer o 30×40. Na sequência, Maria sacou e Cintia devolveu na paralela, fazendo 3 a 2 para ela e Nani.

O jogo seguia equilibrado. Após boa troca de bolas, Carol mandou um ataque na rede, cedendo o 40×30 para a dupla adversária. Na jogada seguinte, Carol atacou e Cintia não conseguiu defender: 40×40. E no ponto decisivo, Cintia sacou e Maria devolveu no fundo, deixando tudo igual novamente: 3 a 3. No sétimo game, Nani e Cintia fizeram 15×40 na devolução para fora de Maria. E no saque para fora de Carol, a dupla fez 4 a 3 no placar.

Depois de muitas quebras em sequência, Nani e Cintia conseguiram confirmar um saque. Elas venciam a oitava parcial por 40×15, quando Nani mandou um lobe para fora e um saque na rede. No No-Ad, Nani mandou um ataque na diagonal e Maria não conseguiu pegar: 5 a 3. Com Maria no saque, Nani e Cintia fizeram 0x40 no nono game, em uma bola que Carol e Maria acabaram se chocando ao irem juntas para a defesa.

E, no primeiro match point, Cintia mandou um lobe e Carol devolveu para fora, cedendo o 6 a 3 para Nani e Cintia, ponto que confirmou a vitória e o título da Feminina C para elas. Com o resultado, Carla Santini e Fernanda Bavaresco terminaram em terceiro lugar, já que perderam para a dupla campeã na semifinal pelo placar de 6 a 1.

Pódio da Feminina C: 3as Carla e Fernanda, campeãs Nani e Cintia e vices Carol e Maria.

FEMININA B (8 duplas)

As oito duplas foram divididas em duas chaves com quatro cada uma, onde jogaram entre si, avançando as duas melhores de cada grupo para as semifinais. Após grandes partidas, a final foi decidida entre: Mari/Simoni Vs Dai Lessa/Taís Heberle.

Final – Após um belo dia de sol, calor e vento, a última partida da competição foi realizada quase sem luz, já no início da noite de sábado, nada que impedisse um belo espetáculo em quadra. Quem ficou para acompanhar a final da Feminina B viu um jogaço de Beach Tennis, com direito a uma recuperação no placar, viradas e até tie break.

Mari e Simoni começaram melhores e chegaram a abrir 3 a 0 no placar. Na primeira parcial, elas fizeram 40×30 no ataque na paralela de Mari. Na bola seguinte, Simoni sacou e Taís devolveu na rede, cedendo o 1 a 0. No segundo game, Simoni e Mari fizeram 0x40 na devolução de Simoni no fundo, após saque de Taís. Depois de Taís acertar um lobe, Mari e Simoni fizeram 2 a 0 no gancho para fora de Taís.

Já na 3ª parcial, Simoni e Mari saíram fazendo 40×0, no lobe de Simoni. Após Mari mandar um saque para fora e Dai Lessa acertar um ataque, Mari fez o 3 a 0 em um ataque que Taís não conseguiu devolver. Em um quarto game equilibrado, Dai e Taís conseguiram fazer seu primeiro ponto. A dupla fez 40×30 em uma curta de Taís. Na sequência, Simoni mandou um lobe, Dai Lessa furou o smash e a bola foi para fora: 3 a 1. Em uma parcial onde Mari e Simoni buscaram tudo, Mari fez o 4 a 1 batendo uma bola para o chão.

Em situação complicada, Taís e Dai não desistiram e foram buscar a virada no jogo. Em um quinto game com muitos erros das duas duplas, no 40×40, Taís colocou as adversárias para correrem e definiu o ponto com uma curtinha: 4 a 2. Em outra parcial decidida no No-Ad, Mari atacou na rede, cedendo o 4 a 3. O empate saiu em um game marcado por lindas jogadas. No ponto decisivo, Dai Lessa atacou e Simoni não conseguiu devolver: 4 a 4. Aproveitando os erros de Simoni, Taís e Dai chegaram a virada, fazendo o 5 a 4 após Simoni mandar dois saques em sequência para fora.

Aí foi a vez de Mari e Simoni não se entregarem e irem atrás da virada. Na 10ª parcial, após bom rali, Simoni fez 30×40 em um lobe. Na jogada seguinte, Mari acertou uma bola na paralela para fazer o 5 a 5. Já no 11º game, Mari mandou um saque lobe e acertou um ace, fazendo 40×30. E na sequência, Simoni só tirou o peso da bola para fazer o 6 a 5. Na parcial seguinte, Dai Lessa sacou e Mari devolveu na paralela, fazendo 15×40. Após Dai acertar um ace, ela sacou novamente e viu Simoni devolver para fora. Com o game empatado em 40×40, Dai Lessa sacou e Simoni mandou outra devolução para fora: 6 a 6 e o título da Feminina B seria decidido no tie break.

Tie Break – Após bom rali, Simoni atacou para fora, cedendo o 1 a 0 para Taís e Dai. Na jogada seguinte, Taís mandou um smash e Simoni conseguiu devolver: 1 a 1. Na sequência, Dai Lessa mandou um smash e foi a vez de Mari devolver no chão: 2 a 1. Em outra devolução de Mari, só que dessa vez para fora, Taís e Dai fizeram o 2 a 2. E na diagonal de Taís a dupla conseguiu a virada: 3 a 2.

Naquela altura do jogo, as atletas estavam bem cansadas e os erros eram cada vez mais comuns. Aproveitando os erros de Taís e Dai Lessa, Simoni e Mari fizeram 5 a 3 na devolução na rede de Taís. Após a curtinha de Mari parar na rede, a dupla fez 6 a 4 graças ao lobe de Taís para fora. No match point, Mari mandou uma devolução no fundo, fazendo o 7 a 4 e confirmando a vitória e o título para ela e Simoni.

Com o resultado, Micheli e Marina terminaram em terceiro lugar, já que perderam para a dupla campeã na semifinal pelo placar de 6 a 3.

As vice-campeãs da Feminina B Dai Lessa e Taís ao lado do subprefeito de Atlântida Sul, Caio. – FOTOS: Lucas Rodrigues

OUTRAS CATEGORIAS

COPA VERÃO – BEACH TENNIS (OUTRAS CATEGORIAS)
CATEGORIASCAMPEÕESFINALVICESTERCEIROS
Masculina B (9 duplas)Lúcio/Fernando6X3Cássio/RodrigoFábio/Luiz
Masculina C (9 duplas)Bruno/Rafael6X4Domingos/SérgioCamilo/Gustavo
Masculina D (9 duplas)Rui/Pedro6X1André/RodrigoGuilherme/Arthur