Peixes são encontrados mortos em lago
Moradores e veranistas que passaram pelo Lago do Braço Morto, em Imbé, durante a quarta-feira (14), registraram uma quantidade de peixes e até uma tartaruga morta. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura de Imbé, Giovani Pereira, a causa das mortes teria sido por falta de oxigênio.
Segundo ele, uma amostra da água foi recolhida e enviada a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para confirmar a causa das mortes. Além disso, estão sendo providenciadas bombas para fazer a oxigenação e não está descartada a possibilidade de transferir os peixes para o Lago da Fonte.
Conforme Giovani, casos como esse já foram registrados outras vezes. O secretário citou um ocorrido em 2019, quando o número de peixes mortos, segundo ele, foi bem maior. Isso ocorre devido ao aquecimento da água, provado em dias com temperaturas maiores, como as registradas do Litoral Norte nos últimos dias. Além disso, outros fatores podem ter ocasionado as mortes, como o choque térmico que as espécies sofrem ao entrar no canal de drenagem, assim como o baixo nível da água, ocasionado pela falta de chuva.
