POLICIALREGIÃO

6,3 toneladas de produtos são apreendidas no Litoral Norte

Em mais uma etapa da Operação realizada pelo Programa Segurança Alimentar RS, foram fiscalizados na última quinta-feira (8), quatro estabelecimentos no município de Tramandaí. Lembrando que os nomes dos estabelecimentos não são divulgados. O trabalho foi realizado pelo Ministério Púbico do Estado (MP-RS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e teve participação dos agentes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação; da Vigilância Sanitária; da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM); e da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon).

Dos locais vistoriados, três foram autuados, sendo um supermercado totalmente interditado por apresentar péssimas condições de higiene. No final, foram apreendidas 6,3 toneladas de produtos impróprios para consumo. Entre eles, foram recolhidos produtos sem procedência, com a validade vencida e armazenados de forma inadequada. Além disso, foram encontrados bichos juntos aos alimentos, como baratas, ratos e escorpiões. Também foram recolhidos produtos proibidos de serem vendidos em mercados, como por exemplo: álcool 92,8°, soda cáustica e medicamentos. Vale ressaltar que todo o material foi levado para descarte.

OUTRAS AÇÕES

Além da fiscalização de estabelecimentos comerciais, os agentes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) também têm realizado barreiras em diferentes pontos do Litoral. As ações, que contam com apoio da BM, têm o objetivo de fiscalizar o transporte de produtos de origem animal e de cargas vivas que transitam pelas praias gaúchas, visando à segurança dos alimentos para milhares de pessoas.

Desde o início da Operação Verão Total, em 16 de dezembro de 2023, o Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) já realizou 72 atividades. Ao todo, foram mais de 1,5 veículos abordados, sendo apreendidas cerca de 3,9 toneladas de produtos lácteos, cárneos e ovos. Também foram emitidos 48 autos de infração e outros 45 autos de apreensão/inutilização de produtos.

Ações de fiscalização ocorrem em pontos estratégicos da região. – Cassiane Osório