Bombeiros realizam Banho Assistido em praias do Litoral

Teve início no sábado (13), o projeto Rede Praia Acessível. Até o final da Operação Verão, diversas praias do Litoral gaúcho contarão com cadeiras anfíbias para a realização dos banhos assistidos. O objetivo da ação é possibilitar que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam tomar banho de mar com conforto e segurança.
A ação é desenvolvida pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no RS (Faders) e contará com a participação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), por meio dos guarda-vidas, que auxiliarão os cadeirantes durante o banho. O lançamento oficial ocorreu na praia de Capão da Canoa.
Serão 13 guaritas acessíveis: 3 (Torres); 38 (Arroio do Sal); 56 (Arroio Teixeira); 76 (Capão da Canoa); 92 (Xangri-lá); 111, 127 e 129 (Imbé); 148 e 159 (Tramandaí); 180 (Cidreira); 199 (Balneário Pinhal); e 215 (Quintão). Vale ressaltar que em Osório o trabalho é realizado pela equipe do Sesc. Ao todo, são cinco cadeiras, disponíveis nas praias de Atlântida Sul e Mariápolis, entre as Guaritas 105 e 108. Os equipamentos possuem uma estrutura que fornece sustentação adequada contra impactos de ondas e movimentos abruptos. As cadeiras também estão equipadas com rodas grandes que permitem a movimentação na areia e mar.