Bombeiros distribuirão 50 mil pulseiras para identificação de crianças em praias do Estado

Bombeiros distribuirão 50 mil pulseiras para identificação de crianças em praias do Estado

Os agentes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) começaram a distribuição das pulseiras de identificação de crianças nas praias do RS. Na última sexta-feira (5), foi entregue o primeiro lote com 10 mil pulseiras. No total, serão disponibilizadas 50 mil unidades. As entregas serão realizadas em diferentes lotes até o término da Operação Verão.

O ato ocorreu em Tramandaí e faz parte da ação Criança Segurança, realizada pela Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) durante a Operação Verão 2023-2024. A iniciativa tem o objetivo de reduzir os casos de crianças perdidas na beira das praias. Somente na última Operação Verão, foram 867 registros de crianças em situação de risco ou perdidas.

Após o recebimento dos itens, o CBM já começou o abastecimento das guaritas com as pulseiras, e os guarda-vidas ficarão responsáveis pelo repasse entre os interessados. Para ter acesso às pulseiras, as famílias das crianças deverão fazer a solicitação com um guarda-vidas. Ele fará o registro dos dados da criança e dos seus responsáveis e disponibilizará o item. Além da distribuição, os guarda-vidas farão o registro dos dados de cada criança e dos responsáveis que solicitarem a pulseira. As informações serão colocadas em uma planilha para facilitar o processo de localização dos responsáveis.

Dicas para proteger às crianças na praia

– Utilize as pulseiras de identificação;

– Não deixe as crianças sozinhas na praia;

– Combine um ponto de referência com elas, como o posto de salvamento;

– Ensine as crianças a bater palmas caso não visualizem os responsáveis;

– Coloque roupas chamativas para identificá-las mais facilmente;

– Em caso de desaparecimento, procure os órgãos oficiais de segurança.