CIDADE

Paróquia Nossa Senhora da Conceição recebe homenagem do Legislativo pelos seus 250 anos

OSÓRIO – O Plenário Francisco Maineri recebeu no dia 20 de dezembro uma Sessão Solene para homenagear os 250 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A honraria foi protocolada por meio do Requerimento 094/2023, de autoria do vereador Ricardo Bolzan (PDT) e subscrito pelos demais vereadores.

Inicialmente, foi lido um resumo do histórico da Paróquia, também sendo mostrado um vídeo documental com imagens que mostram a transformação da igreja ao decorrer dos seus 250 anos. Logo após, o vereador Ricardo, junto com os demais vereadores e o prefeito Roger Caputi, entregou ao Bispo Dom Jaime e aos padres Hilário e Gelci a placa de Votos de Congratulações.

Na sequência, houve espaço para o pronunciamento das autoridades. O primeiro a falar foi o padre Hilário Sozo. Ele iniciou sua fala ressaltando a importância das pessoas que ajudaram a construir a história da Paróquia, lembrando dos sacrifícios, sofrimentos, conquistas, renúncias e, principalmente, as dificuldades da época. Ao relembrar tudo isso, ele resumiu os sentimentos em uma frase: “Gratidão as pessoas que nos antecederam”, disse Sozo, que afirmou ser “um compromisso e um desafio continuar a história”.

Em um segundo momento, o padre Hilário lembrou que a Paróquia surgiu 100 anos antes da cidade, com o vilarejo, segundo ele, “crescendo por meio de uma linguagem cristã”. Sozo ainda citou as três festas realizadas pela Paróquia (Divino, Rosário e Conceição), afirmando que elas “trazem presente a cultura de um povo que está presente em Osório, que tem que ser lembrada todos os anos para não ser esquecida”.

Padre Hilário Sozo.

No final, o padre agradeceu a iniciativa dos vereadores. O ato encerrou as comemorações de 250 anos da Paróquia, que iniciaram no último dia 18 de janeiro, com a Eucaristia, presidida pelo Bispo Dom Jaime, co-celebrada pelos padres Hilário e Gelci. “É uma satisfação e alegria receber esse gesto do poder Público. E o sentimento principal é de louvor e gratidão pelo caminho percorrido”, declarou Dom Jaime.

O Bispo lembrou que a Diocese de Osório começará a suas comemorações pelos seus 25 anos. No próximo dia 02 de fevereiro, será lançado um projeto de restauração do Acervo Cultural da Paróquia Santo Antônio da Patrulha, mais antiga da Diocese, com 266 anos. O acerco conta com livros e manuscritos a partir de 1973, contendo registros como nascimentos, batizados, casamentos e óbitos dos municípios do Litoral Norte gaúcho. “Será um trabalho significativo, que vai ajudar a manter o patrimônio histórico cultural, que não é só da Igreja, mas de toda comunidade. Uma grande riqueza que foi se expandido em torno da Igreja. Histórias feitas pelas pessoas simples, que fazem construir as coisas bonitas da nossa história”, afirmou Dom Jaime.

Bispo Dom Jaime Kohl.

DEMAIS FALAS DAS AUTORIDADES

O preponente da homenagem, o vereador Ricardo Bolzan, ressaltou a importância da homenagem, que, segundo ele, não é só dos vereadores, mas sim, de toda a comunidade osoriense. Ricardo agradeceu a Paróquia “por tudo o que ela faz de bom para a comunidade” e ao Bispo Dom Jaime e aos padres Hilário e Gelci pelo “privilégio” de conviver com eles. “É um motivo de muito orgulho para Osório ter uma Paróquia com 250 anos. Vida longa à Paróquia e que venham mais muitos anos de trabalho e história”, desejou o vereador Vagner Gonçalves (PDT).

O vereador João Pereira (MDB) ressaltou a importância da Igreja católica para ele, tendo marcado sua vida durante sua trajetória. Já o vereador Ed Moraes (MDB) começou contextualizando o período no qual foi fundada a Paróquia, destacando a sua evolução. Ele também falou dos inúmeros papéis da Igreja, citando o papel social: “A relação da Igreja com a comunidade nos dá a certeza que essas pessoas que se dedicam a essa vida representam toda a nossa história. Parabéns por darem sequência (a essa história) e que os próximos possam dar continuidade a essa trajetória de vitórias”, declarou Ed.

O vereador Luiz Carlos Coelhão (PDT) lembrou daqueles que ajudaram a escrever os 250 anos da Paróquia: “Não podemos esquecer de todos que passaram ao longo dos anos e ajudaram a Igreja chegar aonde chegou, levando fé, amor e união as comunidades”, disse Coelhão.

O prefeito Roger Caputi ressaltou a importância da família, que mantém a chama da Igreja sempre viva até os dias de hoje. Já o presidente do Legislativo, Miguel Calderon (PP), afirmou que enquanto a população precisar acreditar em “algo” para conseguir seguir em frente à Igreja sempre estará viva. O vereador terminou sua fala dizendo: “Vocês (a Igreja) são os que nos unem. Parabéns nesses 250 anos a todos nós, homens e mulheres de fé”, finalizou Calderon.

Após as falas, o Bispo Dom Jaime realizou a Benção, sendo a cerimônia encerrada com a execução do Hino de Osório.

HISTÓRICO DA PARÓQUIA

Ainda quando era chamada de Vila de Conceição, a cidade recebeu em 1742, a mando do estanceiro Antônio Gonçalves dos Santos, a construção de uma capela de madeira dedicada a Conceição da Santa Virgem. Somente em 18 de janeiro de 1773 foi criada a Paróquia, inicialmente levando o nome de Nossa Senhora da Conceição do Arroio, tendo como 1º padre, João Antônio Rodrigues.

Ao longo dos anos, passaram pela Paróquia mais de 50 párocos, além de padres auxiliares. Atualmente, ela conta com o pároco Hilário Sozo e o vigário paroquial Gelci Peroni, atendendo 14 comunidades. Após a criação da Diocese, em novembro de 1999, a igreja também passou a contar com um Bispo, sendo o 1º, o Dom Thadeu Gomes Cañellas. Em 10/11 de 2001, a Igreja da Matriz se tornou Catedral. Já no ano de 2006, houve a nomeação do 2º Bispo da Diocese, Dom Jaime Pedro Kohl, que segue a frente dos trabalhos até os dias de hoje.

Igreja da Matriz completou 250 anos de fundação no último dia 18 de janeiro. – FOTOS: Adriana Davoglio