Bombeiros realizam aproximadamente 100 salvamentos
Na segunda-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) divulgou os dados iniciais da Operação Verão 2023/24. Desde o início dos trabalhos, no último dia 16 de dezembro, os guarda-vidas realizaram 93 resgates, sendo 39 apenas durante o feriado de Natal. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 70%. Do total, a maioria ocorreu no Litoral Norte (70), sendo os maiores registros nas praias de Quintão (15), Cidreira (10) e Capão da Canoa (10). Também houveram salvamentos em Arroio do Sal, Imbé, Torres e Tramandaí.
Além dos resgates, a Operação também se concentra em ações preventivas, sendo realizadas até o momento mais de 28,7 mil intervenções. Dessas, pouco mais de 21,1 mil foram realizadas no Litoral Norte, aproximadamente cinco mil em águas internas e cerca de 2,5 mil do Litoral Sul. Ao todo, 27 pessoas foram encontradas, sendo um terço delas somente em Capão.
Em relação às lesões causadas por águas-vivas, o CBM documentou 1.509 casos, em sua maioria no Litoral Norte (1.321). Balneário Pinha lidera o ranking, com 341 registros, seguido por Cidreira (260) e Capão da Canoa (169). Também houveram registros de ferimentos por causa de águas-vivas nas praias de Arroio do Sal, Capão Novo, Imbé, Quintão, Tramandaí e Xangri-lá.
Até o momento, não houve nenhum registro de afogamento nas áreas de cobertura dos guarda-vidas. Nesta edição da Operação Verão, são 1.050 guarda-vidas, espalhados em 230 postos distribuídos pelos litorais Norte e Sul, além das áreas de águas internas. Entre os dias 16 e 25/12, foram registradas 10 mortes por afogamento no Estado, incluindo uma em Osório. Vale ressaltar que, todas elas ocorreram em áreas sem guarda-vidas e/ou impróprias para banho, como arroios, cachoeiras, riachos e rios.