SOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Escola Rural recebeu Prêmio Folha Verde

O Teatro Dante Barone, em Porto Alegre, recebeu durante a tarde de segunda-feira (11), a entrega do Prêmio Verde. A honraria é organizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS). Retornando após três anos, o evento premiou pessoas, instituições e empresas gaúchas, em 15 categorias.

A escolha ocorreu no último dia 20 de novembro. O processo de votação foi conduzido pelo presidente do Colegiado, o deputado Luciano Silveira (MDB), sendo acompanhado pelo parlamentar Adolfo Brito (PP), autor da lei que instituiu a premiação. Ao todo, 22 deputados indicaram 130 nomes, sendo que a Comissão Julgadora, formada por jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal ligados ao setor, definiu os vitoriosos.

Conforme o deputado Luciano, o Prêmio “premia e valoriza quem produz no Rio Grande do Sul: aquelas pessoas que se dedicam ao agro, que corresponde a 40% da economia do Estado e que mantém a economia tão forte”, disse Silveira. Após as falas das autoridades, foram entregues Certificados de Participação aqueles que participaram da Comissão Julgadora do Prêmio. Entre eles, estava o presidente da Associação dos Jornais do Interior (Adjori) e diretor do Jornal Momento de Osório, Omar Batista Luz.

Presidente da Adjori Omar Luz ao lado do secretário em exercício de Meio Ambiente do RS, Marcelo Rosa (esquerda).

PREMIAÇÃO

Na sequência, foram entregues os troféus aos 15 premiados na 10ª edição do Folha Verde Na categoria Setor Florestal, a grande vencedora foi a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ildefonso Simões Lopes (Rural) de Osório. O diretor da instituição, Edison Silva da Silva recebeu a honraria das mãos dos deputados Neri, o Carteiro (PSDB) e Claudio Tatsch (PL).

“É uma grande satisfação estar representando essa instituição que há pouco fez 70 anos de história, que sempre trabalhou em prol, defesa e qualidade da produção agropecuária e da preservação ambiental na região litorânea do RS. A homenagem é um motivo de fortalecimento da nossa busca por melhores resultados na Educação e na manutenção do nosso jovem no campo. Fazer parte da Escola Rural de Osório é um caminho a ser trilhado para manutenção e preservação de toda a produção agropecuária do Estado”, declarou o diretor, que agradeceu a honraria.

Diretor da Escola Rural de Osório, Edson, ao lado dos deputados e Neri, o Carteiro (esquerda) e Claudio Tatsch (direita).

Além da Escola Rural, a Confraria do Arroz, grupo de mulheres ligadas à Associação de Produtores de Arroz do Litoral Norte gaúcho (Aproarroz) conquistou o Prêmio na categoria Mulheres do Agro. O grupo, que conta com 35 mulheres, foi criado em 2016, com o objetivo de divulgar receitas que contém na sua composição os derivados do arroz, para que elas possam ser reproduzidas na merenda escolar, utilizadas para venda em feiras, ou até mesmo servir como uma fonte de renda para diversas famílias.

Vale ressaltar que o todo o trabalho é realizado de maneira social, sem fins lucrativos, promovendo o conhecimento, a aprendizagem e a defesa do arroz (especialmente da farinha do arroz) no Rio Grande do Sul. Veja a seguir lista completa com todos os vencedores.

Grupo ligado à Associação de Produtores de Arroz do Litoral Norte venceu a categoria Mulheres do Agro. – FOTOS: Celso Bender

PREMIADOS NO 10º FOLHA VERDE

Setor Agrícola – Simers;

Setor Pecuário – Rogério Kerber;

Setor Florestal – Escola Ildefonso Simões Lopes (Rural) de Osório;

Setor Cooperativas Agrícolas – Cotribá;

Setor Trabalhadores Rurais – Fetraf-RS;

Setor Rural – Domingos Antônio Velho Lopes;

Setor Propriedade Agropecuária Modelo – Clarice Rohr;

Setor Mídia Agrícola – Escola Técnica Desidério Finamor (EETA);

Setor Desenvolvimento Agrário – Embrapa Clima Temperado;

Setor Público Agropecuário – Escola Técnica Agrícola Guaporé;

Setor Agricultura Ecológica – Econativa;

Setor Agricultura Familiar – Emater;

Setor Pesca – Mulheres Redeiras da Pesca;

Setor Mulheres do Agro – Confraria do Arroz;

Setor Jovem Produtor – Fernanda Gehling.