REGIÃO

Agergs monitora ações da Corsan e da CEEE Equatorial no Litoral para o próximo Verão

Nesta semana, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) solicitou a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a CEEE Equatorial informações sobre as ações que as companhias irão realizar no Litoral gaúcho durante o período de Verão, época do ano que aumenta a circulação de pessoas na região e, por consequência, também o consumo, tanto de água, quando de energia elétrica.

A solicitação abrange dados sobre o atendimento ao público; planos, ações e investimentos previstos; deslocamento de equipes, manutenções e ampliações de capacidade; substituições de rede e controle de pressão; entre outros. Além disso, também foi pedido que Corsan e CEEE Equatorial estabeleçam um manual com a demonstração das medidas preventivas a serem estabelecidas em situações de emergência e também para o enfrentamento do aumento da demanda.

Segundo a Agergs, o objetivo é garantir a qualidade dos serviços aos veranistas e a população local, evitando que ocorra desabastecimento de água e/ou falta de energia, situação cada vez mais recorrente a cada ano que passa.

INVESTIMENTO DA CEEE

Cerca de 20 lideranças do Litoral Norte estiveram reunidas na manhã de quarta-feira (6), com a direção da CEEE Equatorial, reivindicando um melhor atendimento da empresa as cidades da região. O vice-presidente do Legislativo osoriense, João Pereira (MDB), representou a cidade de Osório.

As quedas frequentes e prolongadas de energia são a principal queixa dos gestores municipais. Um exemplo, é o dos moradores de Três Forquilhas, que chegaram a ficar 20 dias sem energia elétrica. Após a reunião, que foi intermediada pelo vice-governador Gabriel Souza e acompanhada pelo Gabinete do deputado estadual Luciano Silveira (MDB), a equipe da CEEE, liderada pelo diretor de Relações Institucionais, Giovani Francisco da Silva, assumiu alguns compromissos com a comitiva. São eles:

– Serão substituídos 600 mil postes de madeira, havendo uma reestruturação da rede elétrica;

– Haverá aumento de 23 para 33 equipes permanentes de atendimento de emergência no Litoral;

– Será realizado treinamento das equipes de ligação de rede para atuarem também em atendimentos emergenciais;

– Haverá aumento de 80 para 400 o número de funcionários no Call Center para registrar ocorrências;

Conforme a Companhia de Energia Elétrica, oito subestações já foram reformadas ou ampliadas na região. Além disso, a CEEE Equatorial afirmou que há previsão de investimento de um bilhão de reais para o Estado no próximo ano.