CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Encerrado 17º Art In Vento

OSÓRIO – Após uma semana, se encerrou na noite de sexta-feira (10), a 17ª edição do Art In Vento. O evento, que ocorreu no Plenário Francisco Maineri, na Câmara de Vereadores, foi realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, e contou com patrocínio do Xis e Pizzaria do Nei.

Em formato de Mostra, o Art In Vento deste ano contou com a participação de sete grupos locais. Ao todo, foram apresentados 16 espetáculos, com participação de aproximadamente 250 artistas. Vale ressaltar que, logo após as apresentações, houve um debate sobre as peças apresentadas, sempre comandados por um Júri formado por: Franco Mendes (diretor Teatral), Henrique Leal (ator, diretor e professor) e Larissa Sanguiné (atriz, coreógrafa e diretora).

Durante o encerramento, os três falaram um pouco sobre o que foi o evento em 2023. Franco relembrou as dificuldades para a realização do Art In Vento, devido ao corte de custos na prefeitura, o que impossibilitou a vinda de grupos de fora da cidade e a entrega de premiações. Porém, Franco disse que a ideia da Mostra foi algo positivo, com a participação das escolas, trazendo os alunos para o palco, e acredita que é algo para seguir nas próximas edições, ocorrendo paralelamente ao Festival de Teatro.

Henrique Leal frisou a parceria de muitas mãos, ressaltando a importante participação da iniciativa privada para que o Art In Vento pudesse acontecer. Ele ainda aproveitou para convidar os empresários da cidade para serem parceiros da Secretaria de Cultura, podendo colaborar na realização de novos eventos culturais no município.

Já Larissa Sanguiné, destacou a participação do público que, praticamente, lotou a Câmara de Vereadores durante todos os dias do evento, não sendo diferente na noite de encerramento. Ela ainda citou o trabalho da Cultura do Município, por meio de três nomes: Karla Janayna, Juliana Morais e Jeferson Hertzog. O trio, segundo Sanguiné, foi “insistente, resistente, mantendo o tetro vivo e fazendo o Art In Vento acontecer”, declarou Larissa.

Após as falas foi realizada a apresentação de estreia da peça: ‘Amores proibidos ou simplesmente um manifesto de amores plurais’. O espetáculo é realizado pelo Grupo Teatral 1º ATO, tendo direção de Henrique Leal.

Atores do Grupo 1º ATO ao lado do diretor da peça Henrique Leal. – FOTOS: PMO