CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Art In Vento se encerra nesta sexta-feira

OSÓRIO – Desde segunda-feira (6), o Plenário Francisco Maineri, na Câmara Municipal de Vereadores, tem recebido a 17ª edição do Art In Vento. O evento é realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude, com patrocínio do Xis e Pizzaria do Nei.

O primeiro grupo a subir ao palco, na segunda de manhã, foi o Catarse Cia de Teatro, da Escola Ildefonso Simões Lopes (Rural). Com direção de Manoella Silveira e coreografia de Violeta Magalhães, os alunos apresentaram: ‘Footloose – Expressão do Movimento’. Já na segunda-feira à tarde, foi apresentada a peça ‘E agora Rei Papudo?’. Com direção de Henrique Bobsin, o espetáculo foi realizado pelo grupo ‘E agora, FN 91?’, do Colégio Cenecista Marquês de Herval.

A abertura oficial aconteceu na noite de segunda. Presente na cerimônia, o prefeito Roger Caputi fez questão de ressaltar as dificuldades para a realização do Art In Vento, devido, principalmente, aos problemas financeiros que atingem o município, o que ocasionou no corte de gastos e o cancelamento de diversos eventos culturais. “Ninguém aqui é omisso com a Cultura. Todos tiveram que ceder um pouco. Outros eventos não aconteceram. Mas conseguimos retomar as atividades e manter a chama acessa, com muito esforço, no intuito de valorizar nossos artistas”, comentou o prefeito, que ainda citou “a importância do teatro para a construção dos estudantes”, finalizou Roger, desejando um bom evento a todos.

Prefeito Roger Caputi durante abertura do Art In Vento. – FOTO: PMO

Já o secretário de Desenvolvimento, Eduardo Pellegrini, fez questão de enaltecer o trabalho do pessoal da Cultura, e agradeceu pelo esforço que o grupo, comandado pela assessora de Cultura Karla Janayna, teve para a realização do Art In Vento. Também prestigiaram a abertura do Art In Vento os secretários Municipais Dilson Maciel (Educação), Joanito Borges (Assistência Social e Habitação) e Júlio Mirim (Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária), entre outras autoridades.

Assessora de Cultura Karla Janayna e secretário Dudu Pellegrini. – FOTO: PMO

Após a fala das autoridades, foi apresentada a peça ‘Ele, Ela’, do Grupo Claraboia (Colégio Marquês), com direção de Enzo Salvo, dando encerramento ao primeiro dia de programação.

PROGRAMAÇÃO SEGUIU DURANTE A SEMANA

Na terça-feira (7) pela manhã houve sessão dupla com a Escola Albatroz. O Grupo Criarte apresentou os espetáculos ‘Alice no país das Maravilhas’ e ‘O jardim secreto’, ambos com direção de Camila Dariva e Gabriela Nunes Pereira. Pela parte da tarde, o Grupo Teatral de Oficinas da Secretaria de Cultura apresentou ‘A lei do rei’, com direção de Jeferson Hertzog. Já há noite, o público praticamente lotou a Câmara de Vereadores para assistir ‘Por trás de uma mente corrompida’. A peça apresentada pelos alunos do Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório, teve direção de Théo Petró dos Santos.

Alunos do Albatroz apresentaram ‘Alice no país das Maravilhas’.

Dando continuidade ao Art In Vento, na quarta (8) pela manhã, o Grupo Perdidos no Palco apresentou ‘Chapeuzinho Vermelho’, espetáculo que teve direção de Maria Laura. Ainda na quarta-feira, houveram duas apresentações do o Grupo Teatral de Oficinas da Secretaria de Cultura. De tarde teve ‘A menina e a borboleta’ e a noite foi a vez de ‘Simplesmente fluir’, ambas as peças com direção de Jeferson Hertzog.

Já na quinta-feira (9), mais quatro espetáculos foram apresentados. De manhã, teve sessão dupla com ‘Pingos de cera’, do Grupo Os Mortadelas 91 (Escola Divina Providência – Capão da Canoa) e ‘Branca de Neve e os Anões’, do Grupo Folis Meu (Colégio Marquês). As direções das peças são de Jocelito Quadros e Marcelo Gomes dos Santos, respectivamente. À tarde, os alunos da Rural (Grupo Metamorphosis) apresentaram ‘A biblioteca da meia-noite’, com direção de Olivia de Lima Ferri e Sophia Santos Ractz. E a noite, foi a vez de ‘Quem pode mais, morre menos’, espetáculo do Grupo Teatral de Oficinas da Secretaria de Cultura e com direção de Jeferson Hertzog.

Vale ressaltar que, durante todos os dias, a Câmara de Vereadores recebeu a presença de um bom público, que contou com a presença de alunos de diferentes escolas da cidade, além da comunidade em geral.

EVENTO E ENCERRAMENTO

Neste ano, o evento está sendo realizado em formato de Mostra Teatral, contando com apresentações de sete grupos locais. Ao todo, serão apresentados 16 espetáculos, com participação de aproximadamente 250 artistas. Logo após as apresentações acontece um debate sobre as peças, comandado pelos debatedores: Franco Mendes (diretor Teatral), Henrique Leal (ator, diretor e professor) e Larissa Sanguiné (atriz, coreógrafa e diretora).

A programação se encerra nesta sexta-feira (10). Às 9h e 30min, tem ‘O Alienista’, do Grupo (In) Sanidade da Escola Rural, com direção de Cauã Castro. Já a partir das 14h e 30min, haverá um bate-papo com os debatedores do evento. O encerramento oficial está marcado para às 19h e 30min e, logo após, haverá apresentação do Grupo Teatral 1º ATO, com a peça ‘Amores proibidos ou simplesmente um manifesto de amores plurais’, tendo direção de Henrique Leal. Lembrando que a entrada é gratuita. O recomendado é que o público chegue cedo para evitar que não fique sem poder entrar.