REGIÃOSAÚDE

Amlinorte se reúne com secretária de Saúde do Estado

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) estiveram reunidos na manhã de terça-feira (31/10), com a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann. O encontro, que também contou com a presença do deputado estadual Luciano Silveira (MDB) e da representante da Casa Civil do Estado, Elis Bueno, foi para discutir a falta de consultas e exames nos hospitais da região.

A primeira a falar foi a presidente da Amlinorte Márcia Tedesco, que relatou a situação de Balneário Pinhal, município no qual ela é a prefeita. Segundo Márcia, em algumas especialidades, a fila de espera para consulta ultrapassa a casa de mil pessoas, situação que não é muito diferente nas demais cidades no Litoral. Outro exemplo, é a situação de Mostardas, que tem mais de duas mil pessoas na lista de espera para uma consulta oftalmológica.

Outro problema apontado pelos prefeitos é o de represamento de pacientes em Postos de Atendimento e hospitais, casos que, segundo eles, “poderiam ser rapidamente concluídos”, como por exemplo, os exames de cateterismo, “que enfrentam atualmente dificuldades de realização por falta de vagas na capital”. Mais uma demanda solicitada pelos prefeitos foi a de verbas para reforma e ampliação dos Prontos de Atendimento (PAs) dos municípios, que absorvem grande parte da demanda, principalmente, aqueles que não têm um hospital.

Defensor da regionalização da Saúde no Litoral Norte, o deputado Luciano alertou para a situação que, segundo ele, só tende a se agravar ainda mais com o aumento populacional na temporada de Verão. No final de sua fala, o parlamentar afirmou que a ideia é trazer “o atendimento de oncologia, cardiologia e traumatologia para as nossas redes de hospitais, de Santo Antônio, Osório, Tramandaí, Capão ou Torres, dando maior conforto para todas as famílias da região”, disse Luciano Silveira.

ENCAMINHAMENTOS

A secretária Arita ouviu atentamente as reclamações dos prefeitos e, juntamente com sua equipe, deu alguns encaminhamentos. Ficou definido que haverá uma nova reunião entre médicos, enfermeiros e secretários municipais de Saúde, onde a equipe Técnica do Estado deverá passar informações sobre o Tele Saúde e os Sistemas de Gerenciamento de Internações (Gerint) e o de Gestão das Consultas Eletivas (Gercon), a fim de auxiliar na agilidade dos atendimentos.

Em relação aos exames de Cateterismo, eles passarão a ser encaminhados ao Hospital Universitário de Canoas (na região Metropolitana), que atualmente tem capacidade de atendimento para esses casos. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde deverá assinar um contrato aditivo com o Hospital de Santo Antônio da Patrulha, administrada pelo Hospital Vila Nova, para aumentar o número de consultas de Oftalmologia.

Já quanto o dinheiro para o aumento dos PAs, a secretária informou que vai estudar a possibilidade de inclusão deste item no programa Avançar na Saúde, mas que os municípios devem apresentar os projetos. Ela também destacou a importância do convênio mantido pelo Estado com o Instituto do Câncer Infantil, informando que os casos de oncologia pediátrica devem ser encaminhados por esse canal, cujo atendimento é mais acelerado.

REPASSE DE R$ 3 MILHÕES

Sobre a Operação Verão, a Secretaria de Saúde do Estado anunciou que serão destinados recursos na ordem de três milhões de reais para o Litoral gaúcho, sendo o valor repartido entre os municípios do Litoral Norte e Sul. O valor, que deve ser liberado no início de dezembro, será utilizado para aquisição de ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Prefeitos da região estiveram reunidos com equipe da Secretaria de Saúde do Estado.