Encerrada programação Farroupilha no município

Autoridades prestigiaram Desfile do Vinte de Setembro. - FOTO: Lucas Rodrigues

OSÓRIO – Após muita indefinição se ia ou não acontecer, o tempo colaborou e o Desfile de Sete de Setembro foi realizado durante a tarde de quarta-feira (20). Um bom público esteve na Rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade, para acompanhar o Desfile. Entre as autoridades, estiveram presentes: o prefeito Roger Caputi; a 1ª Dama Carine Azeredo; os vereadores Ed Moraes e Vágner Gonçalves; os secretários municipais Celso Ferri (Segurança Pública e Trânsito), Claudio Aliardi (Obras e Saneamento), Danjo Renê (Saúde), Dilson Maciel (Educação), Eduardo Pelegrini (Desenvolvimento, Turismo, Cultura e Juventude), Julio Mirim (Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária) e Renato Ferrari (Finanças); o autor da Letra do Hino de Osório Osvaldo Aguiar e o secretário-adjunto de Agricultura do Estado Márcio Madalena.

Neste ano, os Festejos Farroupilhas tiveram como Tema ‘Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras’, evidenciando a pluralidade de raízes étnicas que caracterizam a identidade cultural dos gaúchos. O Homenageado pelo município foi Antônio Airton Alves, sendo reverenciado durante cerimônia realizada no Parque de Rodeios Jorge Dariva no último final de semana. Caíco, como é conhecido na comunidade, nasceu no dia 06 de novembro de 1945, no distrito de Passinhos. Ele é casado com Avani Vieira Alves há 56 anos, com quem têm quatro filhos: Luis César, Luis Fernando, Sérgio Luis e Silvia Maria; três netos: Rafael, Cecília, Filipe e Rafael; e um bisneto: João Vitor. Há 53 anos, Caíco é integrante do Piquete de Laçadores (PL) Mathias Velho Pacheco, onde já foi Patrão e Capataz da entidade. Além disso, em 1963, ele foi um dos responsáveis pela construção da cancha de laço do Piquete.

Seu Caíco (ao centro) foi o Homenageado deste ano da Semana Farroupilha. – FOTO: PMO

DESFILE

Após a execução do Hino Riograndense, o Homenageado, juntamente com o Guardião da Chama Crioula Edson Sana e os Patrões dos Centros Tradicionalistas Gaúchos (CTGs), dos Piquetes Tradicionalistas Gaúchos (PTGs), Piquetes de Laçadores (PLs) e Centros Nativistas (CNs) do município se dirigiram ao palanque onde estavam as autoridades pedindo permissão ao prefeito Roger para início do Desfile.

Patrões das instituições tradicionalistas deram início ao Desfile. – FOTO: Lucas Rodrigues

Com a permissão concedida, foi iniciado o Desfile Farroupilha. Os primeiros a passarem pela Avenida foram os integrantes da 23ª Região Tradicionalista (RT), que abrange as 23 cidades do Litoral Norte gaúcho. Na sequência, de buggy, Alice Krod (Mini Miss Mundial Baby) e Gabrielli Aresi (Vice-Rainha do Sul e Garota Grenal) passaram pela Avenida. Dando continuidade ao Desfile, vieram o CTG Estância da Serra e o PTG Bocal de Prata, que realizou uma apresentação de Dança.

CTG Estância da Serra iniciou o Desfile das instituições tradicionalistas. – FOTO: Lucas Rodrigues

Após a passagem do PL Mathias Velho Pacheco, foi a vez do PL Tropeiro Velho, que realizou uma demonstração da Vaca Parada. Já o PL Vô Chico, como é de costume, trouxe mais uma vez para a Avenida as carroças puxadas por bois. Na sequência, vieram os PLs João Alves da Cunha, Presilha da Amizade e Anfilóquio Dias Marques, que trouxe música ao vivo, com uma de suas prendas cantando ao som de violão o ‘Canto Alegretense’.

Em seguida, o Desfile seguiu com a passagem do PL José Inácio Pires, do CN Vô Pompilho, do PL Galdérios do Gesso, do PTG Guardiões do Pampa, do CN Seriema, do PL Estância do Quilombo, do Centro Cultural de Tradições Marcos Bolzan, do PL General Osório, do PTG Fernando Ferreira Marques e do PL Diamante Litorâneo. Já o Centro Nativista João Silvano levou um gaiteiro para Avenida, o qual animou o público presente. Além disso, o CN homenageou a 1ª Dama do município, entregando a ela um buquê de flores.

Já no final do Desfile, novamente passaram pela Avenida o CTG Estância da Serra e o PTG Bocal de Prata. Na sequência, a Associação Trotter levou para a Avenida charretes e carroças, dando encerramento ao Desfile.

SOLIDARIEDADE

Durante todo o Desfile ocorreu a arrecadação de alimentos e produtos de limpeza para ajudar as famílias atingidas pela enchente no Vale do Taquari. Os donativos foram entregues no parklet do Santo Café. A ação foi realizada pela prefeitura, em parceria com o Rotary Bons Ventos.

PREMIAÇÃO

Encerrado o Desfile do Vinte de Setembro, as autoridades se dirigiram ao Parque de Rodeios para o enceramento da programação da Semana Farroupilha. Ao som do Hino Riograndense, foi realizado o arreamento das bandeiras e a extinção da Chama Crioula. Antes da entrega da premiação do Campeonato Municipal de Laço, da Taça Farroupilha e da Gineteada, houve a fala das autoridades.

Presente na cerimônia, o secretário de Cultura Eduardo Pelegrini destacou a grande participação no evento este ano, que contou com 57 equipes na Taça Farroupilha e mais de 300 laçadores no Municipal (veja a lista completa com todos os campeões no final da matéria). O vereador Ed (MDB) fez questão de parabenizar a todos os participantes, parabenizando os pais por incentivarem as crianças a darem continuidade nas nossas tradições. A fala do prefeito Roger foi ao encontro do vereador, que destacou a grande presença dos pequenos no Desfile, inclusive de diversos bebês: “Essa é a certeza que a tradição irá continuar, fruto da dedicação dos pais”, declarou o prefeito Caputi.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE LAÇO

PIAZITO (de 0 a 6 anos)

Miguel Silva (PL Gaudérios do Gesso)

GURIZINHO (de 7 a 10 anos)

Inácio (PL General Osório)

VAQUINHA PARADA

Bonequinha (de 0 a 6 anos)

Larissa Mesquita (Marcos Bolzan)

Prendinha (de 7 a 10 anos)

Paula Nunes (PL José Inácio Pires)

LAÇO PRENDINHA (0 a 12 anos)

Rafaela Orisi (PL Gaudérios do Gesso)

LAÇO PRENDA (acima de 12 anos)

Eduarda Cunha (PL Mathias Velho Pacheco)

LAÇO GURI

Bernardo Passos (PL General Osório)

LAÇO PIÁ

Nicolas Oliveira (PL Anfilóquio Dias Marques)

LAÇO PAI E FILHO (menos de 12 anos)

Rafael e Rafaela Orisi(PL Gaudérios do Gesso)

LAÇO PAI E FILHO (acima de 12 anos)

Gilnei e Eduardo Cunha (PL Mathias Velho Pacheco)

LAÇO IRMÃO

Mateus e Augusto Geifer (PL Mathias Velho Pacheco)

LAÇO VETERANO

Sinval Rosa (CN Seriema)

LAÇO SÊNIOR

Gilnei Cunha (PL Mathias Velho Pacheco)

LAÇO VAQUEANO

Edson Bass (PL Presilha da Amizade)

LAÇO CAPATAZ

Natan Cardoso (PL Diamante Litorâneo)

LAÇO PATRÃO

Gilnei Cunha (PL Mathias Velho Pacheco)

LAÇO INDIVUDUAL – BRAÇO DE OURO

Lucas Gamba (PL Tropeiro Velho)

FORÇA C

PL General Osório

FORÇA B

PL Tropeiro Velho

FORÇA A

PL Diamante Litorâneo

TAÇA FARROUPILHA (Quinteto)

CN Seriema