48 pessoas são resgatadas de Centro de Recuperação

48 pessoas são resgatadas de Centro de Recuperação

Uma Operação envolvendo agentes da Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM), Ministério Público do Estado (MP-RS), 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e a Prefeitura Municipal de Maquiné (PMM), terminou com o resgate de 48 pessoas que estavam em um Centro de Reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras clandestino.

Tudo começou quando um jovem morador do Centro passou mal e precisou ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Osório. A partir daí a Polícia iniciou as investigações, efetuando a ação na terça-feira (8). Conforme a prefeitura de Maquiné, os homens, que possuem entre 20 e 50 anos, “estavam alojados de forma desumana, sem condições nenhuma de higiene”. Além disso, eles eram vítimas de maus-tratos, sofrendo tortura.

Segundo a secretária de Assistência Social de Maquiné, Eliane da Silveira Pioner, o local, que fica na localidade de Morro Alto, estava “insalubre e funciona em condições precárias”, não possuindo Alvará. Durante a ação foram encontrados alimentos vencidos e podres, assim como um banheiro imundo. Todas as pessoas foram levadas para receber atendimento médico e foram entregues a familiares. Já os responsáveis pela casa foram autuados e irão responder criminalmente.