POLICIAL

48 pessoas são resgatadas de Centro de Recuperação

Uma Operação envolvendo agentes da Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM), Ministério Público do Estado (MP-RS), 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e a Prefeitura Municipal de Maquiné (PMM), terminou com o resgate de 48 pessoas que estavam em um Centro de Reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras clandestino.

Tudo começou quando um jovem morador do Centro passou mal e precisou ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Osório. A partir daí a Polícia iniciou as investigações, efetuando a ação na terça-feira (8). Conforme a prefeitura de Maquiné, os homens, que possuem entre 20 e 50 anos, “estavam alojados de forma desumana, sem condições nenhuma de higiene”. Além disso, eles eram vítimas de maus-tratos, sofrendo tortura.

Segundo a secretária de Assistência Social de Maquiné, Eliane da Silveira Pioner, o local, que fica na localidade de Morro Alto, estava “insalubre e funciona em condições precárias”, não possuindo Alvará. Durante a ação foram encontrados alimentos vencidos e podres, assim como um banheiro imundo. Todas as pessoas foram levadas para receber atendimento médico e foram entregues a familiares. Já os responsáveis pela casa foram autuados e irão responder criminalmente.