CIDADEPOLICIALSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

34 PMs se formam como instrutores do Proerd

OSÓRIO – Iniciado no dia 03 deste mês, se encerrou na última semana o curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).As aulas aconteceram na sede do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral), sendo coordenada pela Academia de Polícia Militar, por meio do tenente Fabiano Brondani de Aquino (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos – EsFAS – de Santa Maria), com supervisão do Departamento de Ensino da Brigada Militar (BM) e apoio do CRPO Litoral.

A capitão Franciele foi uma das oradoras da turma.

Na sexta-feira (14), foi realizada uma cerimônia, onde foram entregues os certificados de conclusão do curso. Ao todo, 34 Policiais Militares (PMs) dos CRPOs do Estado, além de uma major de Sergipe, concluíram as atividades, que contaram com 80 horas. As oradoras da turma foram a capitã Franciele Santos (CRPO Vale dos Sinos) e a major da PM sergipana Amanda Tobias. “Agradecemos aos instrutores por nos capacitarem a transformarmos a vida de crianças e adolescentes”, declarou a capitã Franciele. Já a major Amanda, afirmou que o conhecimento adquirido durante o curso será aplicado na PM do estado nordestino.

Outra oradora, a major Amanda atua na PM do estado de Sergipe.

A coordenadora Técnica Estadual do Proerd, a major Karine Soares Brum, fez analogia entre o curso e a situação meteorológica do último mês. “O Proerd é o ciclone do bem, vocês foram atingidos de maneira que não imaginavam e vão impactar muitas vidas”, disse Karine. Já o comandante do CRPO Litoral, o tenente-coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, contextualizou afirmando que grande percentual de crimes decorre do tráfico de entorpecentes e, nessa realidade, o Proerd é um diferencial na sociedade, pois vai ensinar crianças e adolescentes a se distanciarem de drogas e da violência”, declarou o tenente-coronel.

O ato também contou com a presença do comandante do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT), o tenente-coronel Noé Jesus da Costa; o major Fábio Hax Duro (8º Batalhão de Policiamento Militar – BPM), entre outras autoridades militares.

Major Karine é coordenadora Técnica Estadual do Proerd.

Uma vez habilitado, os PMs poderão atuar como instrutores do Proerd em escolas públicas e privadas que façam adesão ao Programa, orientando alunos da Educação Infantil, anos iniciais, 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com material didático específico para cada faixa etária.

PROGRAMA – O Proerd foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com o nome Drug Abuse Resistance Education ou DARE (sigla em inglês para Educação sobre Resistência ao Abuso de Drogas), chegando ao Brasil em 1992. Quatro anos depois, em 1998r, a Brigada passou a introduzir a metodologia em inúmeros municípios gaúchos, aproximando a Corporação da comunidade escolar ao desenvolver um currículo de prevenção às drogas ilícitas e à violência.

Policiais Militares receberam os certificados de conclusão do curso durante cerimônia realizada na sede do CRPO Litoral, na última sexta (14). – FOTOS: BM