REGIÃO

População e cidades realizam campanha solidária para auxiliar municípios atingidos por ciclone

Em meio a um cenário devastador que ficaram alguns municípios da região, principalmente Caraá e Maquiné, após a passagem do ciclone extratropical na semana passada, boa parte da população do Litoral Norte gaúcho tem se mobilizado para ajudar a arrecadar donativos para as pessoas mais atingidas pelo fenômeno natural.

Em Osório, a movimentação está sendo realizada por todos os lados. Com um QG montado na sede da Esfes desde o último domingo (18), para auxiliar as cidades que precisam de recursos para reconstrução, a prefeitura tem arrecadado roupas, colchões, cobertores, alimentos e material de higiene e limpeza. Ao todo, três pontos estão recebendo as doações: a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Avenida General Osório, nº 2.230, bairro Glória), a Vila Olímpica (Avenida Marcílio Dias, nº 850, bairro Medianeira) e a Unicnec (Rua Vinte e Quatro de Maio, nº 141, bairro Centro). Mais informações nos telefones: (51) 3663-8315 ou (51) 99664-3085.

Quem quiser também pode realizar a doação de dinheiro, diretamente para o Fundo Municipal da Defesa Civil de Caraá. O depósito pode ser realizado na Conta Corrente: 04.068834.0-3 do Banrisul, agência 1061 ou por PIX, no CNPJ da Defesa Civil, no número: 23.083.228/0001-98.

Além dos donativos, a prefeitura de Osório, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Pecuária, enviou para Cará na terça-feira (20), quatro retroescavadeiras, três caminhões caçamba, uma patrola, um trator e um caminhão munck, para realizar o trabalho de remoção de entulhos, melhorias dos acessos e auxílio na reconstrução do município. O prefeito Roger Caputi se colocou à disposição das cidades vizinhas no intuito de auxiliar na reconstrução e afirmou que o objetivo é “ajudar no que for possível para que as cidades iniciem a reconstrução e as pessoas sejam atendidas neste momento difícil”.

Assim como Osório, outras prefeituras também enviaram donativos, equipamentos e veículos para as cidades mais afetadas. A Unidade Móvel de Saúde da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha está, desde segunda (19), no município de Caraá. De acordo com o secretário de Saúde de SAP, Toninho Selistre, o veículo serve como infraestrutura para que os profissionais de saúde de Caraá consigam atender a população local. Ainda segundo Toninho, também foi enviada “uma equipe para ajudar na higienização local”. Já a prefeitura de Imbé enviou um caminhão, uma máquina e uma caminhonete para a cidade de Maquiné. Além disso, foi montado na cidade dois pontos de arrecadação de donativos.

Máquinas da prefeitura de Osório foram emprestadas para auxiliarem na limpeza e reconstrução do município de Caraá. – FOTO: PMO

AJUDA DE INSTITUIÇÕES, EMPRESAS E COMUNIDADE

Representantes do grupo de torcedores gremistas, Borrachos Osório, arrecadaram, por meio de uma vaquinha, mais de 1,5 mil reais, valor que foi revertido em doações para os municípios da região. Além disso, o grupo segue arrecadando agasalhos, os quais podem ser entregues nos seguintes pontos: Agropecuária AgroAlex, Grenal Osório, Mix Informática e Padaria Bella Gula.

O Consulado Colorado do município, com apoio de consulados de todo o país, e ajuda da água mineral Santo Anjo, e da Empresa Forauto Caminhões, entregou 4,4 mil litros de água, além de produtos de limpeza e de higiene pessoal. Já o empresário Adriano Terra, da empresa ATR Gerador, levou para Caraá um gerador à gasolina para ligar as caixas da água, que facilitaria na limpeza das casas, visto que muitos locais do município ainda estavam sem luz.

As famílias atingidas pelo ciclone extratropical também receberam hortigranjeiros doados por atacadistas e produtores da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa). Sensibilizados com a calamidade que se abateu sobre o Estado, empresários e agricultores doaram na segunda (19), 7,5 toneladas de frutas, legumes e verduras ao Banco de Alimentos. Foram entregues caixas com chuchu, vagem, pimentão, abobrinha, abacate, banana, mamão, berinjela, couve-flor, cenoura, bergamota, beterraba e folhosas, como alface e rúcula. Os alimentos foram levados para a Defesa Civil, a qual realizou a distribuição.

Outra instituição que resolveu ajudar em Caraá foi a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que enviou servidores para auxiliarem no restabelecimento do abastecimento de água da cidade, além do conserto das redes e ramais. Também foi enviado um caminhão Pipa para atender as localidades mais distantes atingidas. Não bastasse isso, a Companhia também enviou equipes e um caminhão hidrojato para realização da remoção do lodo e limpeza do Ginásio da Escola Marçal Ramos, deixando-o apto para receber pessoas desabrigadas e donativos para distribuição aos necessitados.

Servidores da Corsan atuaram na limpeza de ginásio escolar em Caraá.

BRIGADA REALIZA LIMPEZA EM ESCOLA

Os agentes da Brigada Militar (BM) têm intensificado nas ações de ajuda às famílias das cidades mais afetadas pelo ciclone. Na tarde de segunda-feira (19), 30 Policiais Militares (PMs) foram destinados para realizarem a limpeza da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Marçal Ramos, em Caraá. O estabelecimento de ensino, que atende 420 alunos, é o único da rede estadual existente no município e foi completamente atingido pelas cheias.

Segundo a 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o terreno tem 4,6 mil metros quadrados (m²) de área, com o prédio apresentando 2,7mil m² de área construída.  Durante o trabalho, os PMs removeram lama e destroços acumulados pelas águas e auxiliaram os professores na reorganização do interior do prédio.

A 11ª CRE está pedindo doações para auxiliar as escolas atingidas. Em Osório, a entrega pode ser realizada na sede da Coordenadoria Regional, na Rua Barão do Rio Branco, 381, na região central da cidade, assim como nas escolas Cônego Pedro Jacobs (Rua 16 de Dezembro, 351) ou Maria Teresa Vilanova Castilhos – Polivalente (Rua Marechal Deodoro, 863), ambas no Centro de Osório.

Trinta PMs participaram de mutirão de limpeza em escola de Caraá. – FOTO: BM

CAMPANHA DA PARE FÁCIL

A Pare Fácil, empresa responsável pelo estacionamento rotativo em Osório, resolveu realizar uma campanha com intuito de ajudar as famílias afetadas em Caraá e Maquiné. Até o meio-dia de sábado (25), os motoristas podem realizar a doação de materiais escolares. A cada item doado, será creditado o valor de R$ 1,50 na conta do Estacionamento Rotativo, com limite de R$ 15,00 por doação. A entrega das doações pode ser realizada diretamente na Central de Atendimentos Ao Usuário (C.A.U.) da Pare Fácil no município, na Rua Barão do Rio Branco, 261 – Sala 01. Também haverá um ponto de arrecadação na Praça da Matriz. Vale ressaltar que, em caso de chuva, o trabalho será realizado no Largo dos Estudantes Sônia Chemale.