CIDADEESPORTESSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Nadador Olímpico André Pereira visita Peixinho Azul

OSÓRIO – A Escola de Natação Peixinho Azul recebeu durante essa semana a visita ilustre do nadador André Pereira. O osoriense, que competiu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (RJ) em 2016, aproveitou a passagem por sua cidade natal para rever os amigos e o clube onde começou a nadar, aos nove anos de idade, além de aproveitar para treinar.

Depois de quatro anos na Peixinho, EM 2007, aos 13 anos, o atleta se mudou para Porto Alegre para integrar a equipe do Grêmio Náutico União (GNU), onde se profissionalizou. Cinco anos depois, com 18, André já estava competindo pela seleção brasileira em no Campeonato Mundial Júnior de Natação, realizado na cidade de Lima, no Peru, onde obteve a 4ª colocação no revezamento 4×100 metros (m) Livre.

Nos anos seguintes, Pereira acumulou excelentes resultados, incluindo as principais provas do cenário nacional da natação:  o Troféu José Finkel e o Troféu Maria Lenk, resultados que fizeram com que o atleta de Osório fosse escolhido para representar o Brasil na Olímpiada do Rio. Junto com os seus companheiros, o osoriense terminou a sua participação nos Jogos com a 15ª colocação no revezamento 4x200m Livre.

Após a Olimpíada, André se transferiu para o Esporte Clube Pinheiros, onde ficou de 2017 a 2019. No clube paulista, o nadador voltou a conquistar medalhas nos Troféus José Finkel e Maria Lenk, somando três ouros ao todo. Atualmente, com 29 anos, André compete desde 2020 pelo Universidade Santa Cecília, de Santos (SP), onde segue conquistando suas medalhas.