CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Estudante Victórya Leal está na final do Global Good Awards

OSÓRIO – A estudante egressa do Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório, Victórya Leal, não para de acumular prêmios devido a suas pesquisas. Desta vez, a jovem osoriense foi classificada entre as cinco finalistas para o Global Good Awards (GGA), sendo a primeira brasileira a conseguir esse feito.

Fundado em 2015 por Karen Sutton, o prêmio recompensa empresas, ONGs, instituições de caridade e empresas sociais, que estão abrindo caminho para a sustentabilidade orientada por propósitos e liderança ética. Ele reconhece os líderes que estão alcançando um impacto prático no mundo real que é escalável e replicável – e que têm histórias inspiradoras para contar.

Em 2023, o GGA premiará trabalhos relacionados com construção de plataformas para aprender, compartilhar e progredir ideias; e estimular o desenvolvimento de práticas empresariais engajadas e éticas, bem como a democratização da sustentabilidade. Foi exatamente por isso, que a pesquisa ‘Fidere: App mobile voltado à economia circular de brechós brasileiros’, foi selecionado entre os cinco finalistas deste ano. Desenvolvido por Victórya e com orientação da professora Flávia Twardowski, o estudo desenvolveu um aplicativo de celular que funciona como loja virtual e busca alavancar a economia circular de brechós e associações femininas do Litoral Norte gaúcho.

O anúncio ocorreu na última sexta-feira (9), por meio das redes sociais do GGA. “Simplesmente indescritível”, declarou Victórya, em uma postagem nas redes sociais. “Com certeza, essa é a premiação mais ‘diferente’ da qual já fui selecionada na vida e poder levar o nome do Brasil na final global é emocionante. Obrigada a todos que me ajudaram a construir essa história na Economia Circular, essa conquista é de todos nós: família, professora Flávia, mundo IFRS, feiras de ciências, amigos… a lista é longa”, comentou a estudante, que ainda complementou dizendo que está ansiosa para se encontrar com os organizadores e os demais finalistas do prêmio. Bastante emocionada, a jovem finalizou sua postagem dizendo que: “Estou feliz demais em entrar nessa ‘família’, onde se reconhece ações e propósitos”, afirmou Victórya Leal.

A premiação (presencial e virtual) ocorre no próximo dia 12 de outubro, na cidade de Londres, na Inglaterra. Além da entrega dos prêmios será realizado o ‘Jantar dos Vencedores’ apenas com os finalistas, convidados, juízes e patrocinadores do evento. Mais informações sobre o GGA 2023 e a programação completa da cerimônia estão disponíveis em: www.globalgoodawards.co.uk/2023-purpose-summit.