CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Estudante Victórya Leal recebe Votos de Congratulações da Câmara de Vereadores

OSÓRIO – O Plenário Francisco Maineri recebeu na noite de terça-feira (9), mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. A Sessão contou com a presença dos nove vereadores: Charlon Muller, Ed Moraes, João Pereira e Lucas Azevedo do MDB; Luiz Carlos Coelhão, Maicon Prado, Ricardo Bolzan e Vágner Gonçalves do PDT; e Miguel Calderon do Progressistas.

Ao todo, foram aprovados quatro Pedidos de Indicação e cinco Requerimentos. Também foram aprovados quatro Projetos de Lei (PLs), sendo dois de autoria do Executivo. O PL 062/2023 autoriza a prefeitura realizar patrocínio ao senhor Jaime Luis Rodrigues Escobar para a realização do evento Nova Garota do Rio Grande do Sul. Além do repasse de 30 mil reais, o Executivo está autorizado a liberar os espaços do Largo dos Estudantes Sônia Chemale e a orla da Lagoa do Marcelino para a realização do evento que está marcado para acontecer entre os dias 1º e 03 de dezembro. Já o Projeto 071/2023 autoriza o Executivo a realizar a venda, por meio de leilão, dos bens de propriedade do município, como máquinas, equipamentos, móveis, veículos, etc.

OUTROS PROJETOS APROVADOS

PL 033/2023 – De autoria do presidente da Casa, Miguel Calderon, o texto assegura o direito das mulheres de terem acompanhante, uma pessoa de sua livre escolha, nas consultas e exames em geral nos estabelecimentos públicos e privados de Saúde no município. Ainda conforme o PL, os locais de atendimento deverão afixar cartaz ou painel digital (display eletrônico), de forma visível e de fácil acesso, para informar o direito que se refere a Lei.

PL 048/2023 – De autoria do vereador Coelhão, o projeto institui o Dia do Clube de Aventureiros no município, a ser comemorado anualmente no terceiro sábado do mês de maio.

Os textos, disponíveis na íntegra no site da Câmara (www.camaraosorio.rs.gov.br), seguem para sanção do prefeito Roger Caputi e começarão a valer assim que forem publicados no Diário Oficial.

RETIRADO DE VOTAÇÃO

O PL 044/2023, de autoria do vereador Maicon Prado foi retirado de votação pelo próprio preponente. O Projeto torna obrigatória a instalação de portas com detector de metais nos acessos aos estabelecimentos de ensino em todas as escolas das Redes Pública e Privada do município. O texto seguirá sendo analisado e deverá voltar a votação em nova Sessão.

CONVITE PARA EVENTOS

O secretário Municipal de Desenvolvimento, Cultura, Turismo e Juventude, Eduardo Pellegrini, esteve presente na Sessão da Câmara. Ele realizou a entrega aos vereadores de convites para a participação na abertura oficial do 39º Rodeio Crioulo Internacional de Osório e na 21ª Feira Agropecuária. Ambos ocorrerão no próximo dia 27 de maio, no Parque de Rodeios e Eventos Jorge Dariva.

Secretário de Cultura Dudu Pellegrini entregou convite aos vereadores.

VOTOS DE CONGRATULAÇÕES

Também durante a Sessão, o vereador João Pereira realizou a entrega de Votos de Congratulações, por meio do Requerimento 017/2023, a estudante egressa do Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório, Victórya Leal Altmayer Silva, em razão da conquista da medalha de bronze na International Conference of Young Scientists na categoria Matemática, recebida em março deste ano, durante cerimônia na cidade de Belgrado, capital da Sérvia.

Questionada por João sobre como foi participar e receber o prêmio no evento realizado na Europa, a jovem estudante respondeu que: “Ir para a Sérvia, representar o Brasil nesse evento científico tão importante e trazer a medalha de Bronze na categoria Matemática, traz uma representatividade, ainda mais sendo a única mulher concorrendo”, ressaltou Victórya. “Inexplicável, porque muda não só a minha vida, mas tenho certeza que também muda a vida dos outros jovens, como forma de inspiração. Receber essa homenagem, esses prêmios, participar de eventos científicos, sendo tão jovem é uma mensagem que é possível”, complementou a estudante.

Ainda durante o seu discurso, a jovem falou sobre as mudanças em sua vida proporcionada pela Ciência: “Participar da Ciência transformou a minha vida. Gosto de falar que antes de fazer Ciência em nunca tinha viajado de avião. Então, a Ciência não só me mostrou que a Educação era transformadora, mas literalmente, mostrou para o mundo. Foi por meio da Ciência que entendi que podia transformar a minha realidade, a minha comunidade e poderia ser protagonista nas mudanças que eu queria ver no mundo. Fico feliz em poder compartilhar as minhas experiências e poder ter vivido tudo isso através da Ciência e a Educação Pública de qualidade”, declarou Victórya Leal.

Victórya encerrou sua fala agradecendo a todos os vereadores pela honraria, em especial a João Pereira, o qual propôs que fosse realizada a homenagem, e também a sua orientadora Flávia Twardowski. O vereador Ed Moraes, aproveitou para lembrar que a professora e diretora-geral do IFRS, Campus Osório, também seria homenageada com Votos de Congratulações, por meio do Requerimento 015/2023, de sua autoria. Porém, devido a outros compromissos, ela não pode comparecer ao ato, sendo a entrega realizada em uma Sessão futura.

A HOMENAGEADA

Victórya Leal foi apresentada a Ciência no 8º ano do Ensino Fundamental, quando estudava na Escola General Osório. A jovem foi convidada a participar de um projeto de extensão, o qual era coordenado pela professora Flávia Twardowski, aquela que seria sua orientadora futuramente e ajudaria ela a desenvolver diferentes estudos.

Com interesse na pesquisa, Victórya voltou a ter contado com Flávia no Ensino Médio, quando ela passou a estudar no Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Seu primeiro projeto de iniciação científica, relacionado às ciências sociais, recebeu o nome ‘FIDARE’, que consiste em um brechó que faz suas vendas por meio de aplicativo desenvolvido por ela. Com esse trabalho, Victórya participou de diferentes eventos científicos, incluindo a International Science and Engineering Fair (ISEF), a maior feira de ciências e engenharias do Mundo, realizada nos Estados Unidos.

Ao retornar da ISEF ela percebeu que esse projeto teria que ir além, foi assim que começou o seu segundo projeto de iniciação científica, dessa vez voltado mais para a Matemática. Essa segunda proposta está ligada diretamente à primeira, ou seja, recolher mais de 13 mil dados do aplicativo já desenvolvido e matematicamente montar estatísticas que demonstrassem como funcionava a economia aqui no Litoral e o que poderia ser feito para que não houvesse tantos desperdícios. Este segundo projeto também foi levado para feiras nacionais e internacionais, como novamente, à ISEF, onde ganhou Menção Honrosa.

Em seu último ano no Instituto Federal, Victórya resolveu desenvolver um jogo para que as pessoas conseguissem compreender o segundo projeto que ela havia elaborado, de uma forma mais dinâmica. Este último projeto de Victórya fez com que novamente ela fosse para diversas feiras nacionais e internacionais, incluindo a International Conference of Young Scientists, na Sérvia, onde a estudante conquistou a medalha de bronze na categoria Matemática, após disputar contra mais de 50 projetos de todo o mundo. A conquista foi ainda mais relevante, visto que o Brasil não levava nenhum representante para essa categoria há 15 anos.

Estudante Victórya Leal ao lado do vereador João Pereira. – FOTOS: Adriana Davoglio