POLICIAL

Fepam realiza Operação na Bacia do Gravataí

Os agentes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) iniciaram na terça-feira (18), o monitoramento de agrotóxicos na Bacia hidrográfica do Rio Gravataí. O projeto foi aprovado em setembro de 2022, após assinatura de um Termo de Cooperação entre a Fepam e o Ministério Público do RS (MP-RS), o qual destinou 752 mil reais para aplicação das ações. O valor foi destinado do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do MP-RS.

Nesta semana, o trabalho foi realizado nas cidades de Cachoerinha, Glorinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Viamão. Além dos técnicos da Fepam, integrantes do Comitê de Bacias, servidores da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande e do grupo de Ictiofauna da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura participaram das coletas. A ação ainda contou com o apoio do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), que disponibilizou um barco para a equipe realizar a coleta em pontos de difícil acesso.

Lembrando que as coletas serão mensais, pelo período de dois anos, tempo de duração do Termo de Cooperação. Conforme a Fepam, serão verificadas a presença de mais de 80 produtos. A previsão é de que o primeiro resultado saia em até três meses. Vale ressaltar que, caso haja algum parâmetro fora dos limites permitidos, os órgãos do Estado serão acionados.