CIDADE

Feira do Peixe de Osório comercializa aproximadamente três toneladas de pescado

OSÓRIO – Entre os dias 05 e 06 de abril, ocorreu mais uma edição da Feira do Peixe da cidade. O evento foi realizado pelaprefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, e contou com apoio da Emater, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e do Conselho Municipal de Agropecuária.

Neste ano, além da venda no Largo dos Estudantes Sônia Chemale, a Feira também foi realizada na Praça Lucas José Guasseli, no bairro Caravágio, onde ocorreu comercialização apenas de peixes vivos. Teve também aqueles que optaram por pela compra direta com os proprietários em diversas localidades do município, como no Aguapés, Borússia e Palmital.

Os peixes mais vendidos foram: Tilápia e as Carpas Capim, Húngara, Prateada e Cabeça Grande. Além destes também foram comercializadas as espécies Catfish, Surubim, entre outros. Quem não gosta do peixe inteiro pode optar pelo peixe eviscerado (sem as vísceras) nas espécies Tainha e Tilápia ou pelo filé de Tilápia ou Violinha. Além dos peixes, os visitantes também puderam apreciar e comprar presentes de Páscoa na Feira de Artesanatos do município realizada junto à Feira do Peixe do Largo dos Estudantes.

Em 2023, Feira do Peixe também foi realizada na praça do Bairro Caravágio.

AUMENTO NAS VENDAS

Segundo a Emater de Osório, neste ano foram comercializadas aproximadamente três toneladas de pescado, sendo 1,5 tonelada de peixes vivos, 750 quilos de filés e eviscerados e cerca de 750 quilos da Pesca Artesanal Profissional de famílias do município. Na comparação com a Feira do ano passado, houve um aumento de 20% nas vendas, quando foram vendidas quase 2,5 toneladas.

Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária, Dirlei Souza, todos saíram “muito satisfeitos” com os resultados, conseguindo recuperar, “através das políticas públicas, esse importante papel que é a piscicultura”. Já o prefeito Roger Caputi ressaltou a importância da Feira. “É um momento importante para os nossos piscicultores, que podem expor o seu produto e estar em contato com a população. Fortalecer esse setor é importante e Osório está avançando, dando oportunidade para o nosso produtor, acreditando naquele que precisa do nosso apoio”, declarou o prefeito osoriense.

Neste ano foi vendida 1,5 tonelada de peixes vivos. – FOTOS: Emater