POLICIALREGIÃO

Animais são resgatados no Litoral Norte

Os agentes da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar (BM) receberam uma denúncia de maus tratos contra animais e foram até o local indicado para averiguar. A ação aconteceu na segunda-feira (3), no bairro Centenário, no município de Torres.

Na casa, os policiais encontraram um cachorro, que estava com infestado de carrapatos e lesões nas patas, o que dificultava a sua locomoção. O animal foi recolhido e levado para atendimento, sendo posteriormente, colocado para adoção. Já a proprietária do cão foi presa em flagrante e levada a Delegacia de Polícia (DP) para registro de ocorrência.

AÇÃO EM IMBÉ

Também na segunda, o Departamento de Proteção Animal (Depan), juntamente com a Guarda Municipal de Imbé (GMI), conseguiram resgatar dois cães abandonados. Após denúncias, os agentes foram até a residência, no bairro Courhasa. No local, foram encontrados três cachorros. Segundo a GMI, dois deles foram socorridos. Eles estavam subdesnutridos, tomados por carrapatos e sem água e comida. Eles foram levados para atendimento e passam bem. Já o terceiro cão, infelizmente, estava morto quando os agentes chegaram a casa. A suspeita é que ele tenha sofrido a doença do carrapato (infecção grave causada por hemoparasitas que atacam o sangue do cachorro).

De acordo com informações, os animais teriam sido abandonados a pelo menos cinco dias. A proprietária dos cachorros, que não se encontrava no município de Imbé, foi localizada e autuada. Ela irá responder pelo crime de maus tratos aos animais. Lembrando que a pena para esse crime é de dois a cinco anos de prisão, além de pagamento de multa e proibição de guarda.

Cão resgatado em Imbé estava subdesnutrido e infetado de carrapatos. – FOTO: GMI

ABRIL LARANJA

O Abril Laranja é o mês da Prevenção à Crueldade Animal. A iniciativa foi criada em 2006 pela ASPCA (sigla em inglês que significa Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais). Ele tem o objetivo de prevenir e conscientizar a população sobre o combate à crueldade animal.

No RS, o governo do Estado atendeu um pleito de décadas da rede de proteção animal gaúcha e criou uma competência para implantar políticas públicas para animais domésticos, urbanos e rurais. O programa Melhores Amigos – Bicho sente como gente, lançado em 2021, promove a sensibilização e educação da população para identificar e denunciar maus-tratos aos animais e o repasse de recursos para os municípios realizarem a esterilização de cães e gatos com o objetivo de conter o abandono e o descontrole populacional.

Em 2023, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) instituiu a Divisão de Políticas Públicas para Animais. Em caso de flagrar abandono, abuso ou violência contra animais domésticos, denuncie no site: delegaciaonline.rs.gov.br. Já em relação a animais silvestres, a denúncia pode ser realizada pelo e-mail: denuncias-sema@sema.rs.gov.br.