CIDADE

Osório participa do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças

OSÓRIO – Entre os dias 18 e 24 de março, a cidade de Jundiaí (SP) recebeu o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias. O evento contou com a participação do prefeito Roger Caputi, do secretário Municipal de Educação Dilson Maciel e do arquiteto Alencar Massulo.

Os temas propostos para o evento foram os oito pilares fundamentais do programa municipal Cidade das Crianças: Promoção da Participação das Crianças; Garantia da Autonomia; Direito à Educação, de Brincar, à Saúde e à Cultura; Fortalecimento de uma Rede Internacional; e Potencialização de Ferramentas de Desenvolvimentos; todos eles vinculados às prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ainda durante o Encontro, programação de Painéis teve como temas: Redes Internacionais, Promoção da Saúde, Educação Inovadora e Áreas de Brincar. Cada painel contou com visitas guiadas a equipamentos públicos municipais vinculados às diversas políticas públicas municipais afins a cada tema e à Criança na Cidade. Já a programação do Fórum da Infância teve como temas: Promover a Participação, Garantir a Autonomia e Direito à Cultura.

CIDADE DAS CRIANÇAS

A participação no encontro foi fundamental para que o município pudesse ter contato com as experiências vividas em diversas cidades do mundo. Osório está iniciando a implantação da Cidade das Crianças na Escola Osmany Martins Veras, como sede do projeto piloto. A administração municipal vai trabalhar com os alunos, professores e a comunidade, para que as crianças identifiquem os locais onde moram, o seu trajeto até a escola, e com isso identificar no que a cidade oferece de qualidade de vida para as crianças e consequentemente à toda população.

“Queremos priorizar a primeira infância ouvindo o que elas pensam para o futuro da nossa cidade. Pretendemos voltar as políticas públicas para valorização das crianças e planejar a cidade a partir da opinião delas”, declarou o prefeito Roger. Já Alencar ressaltou a importância da participação no Evento: “O município acaba fazendo uma troca muito interessante nesses encontros, acaba conhecendo situações de outros lugares que resolveram problemas semelhantes aos nossos. Isso é muito útil quando formos executar nossas práticas locais”, destacou o arquiteto.

É válido ressaltar que, ao iniciar a atividade da rede, a prefeitura também deseja colocar em prática o que as crianças escolheram para Osório no Plano Diretor. Ao longo do ano passado nas oficinas que foram realizadas mais de 300 crianças da Rede Pública do município participaram do processo que definiram que os espaços públicos são prioridade para a cidade.