REGIÃO

Municípios do Litoral sofrem com fortes chuvas

As fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte gaúcho nos últimos dias acabaram causando transtornos a diversos moradores da região. Isso ocorreu devido à ação de um ciclone próximo à costa gaúcha, que favoreceu o desenvolvimento de nuvens carregadas no Sul do país no início desta semana. Municípios como Itati, Três Forquilhas e Maquiné registraram mais de 100 milímetros (mm) de chuva apenas na segunda-feira (6).  Segundo o Climatempo, na região, choveu cerca de 127 milímetros só na segunda, quantidade que era prevista para o mês inteiro.

A precipitação provocou o transbordamento de rios e arroios, gerando inundações e enchentes. O grande volume de água prejudicou lavouras e cobriu estradas em zonas rurais. Segundo a Defesa Civil, as cidades de Três Forquilhas, Itati e Morrinhos do Sul foram afetadas pela cheia do Rio Três Forquilhas. Em Itati, 15 famílias ficaram desabrigadas devido os temporais. Foi registrado um deslizamento de encosta, que acabou atingindo uma residência. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Em Três Forquilhas, ao menos 20 pessoas foram removidas para casas de familiares. Os resgates foram efetuados pelo Corpo de Bombeiros e por vizinhos e conhecidos dos moradores, a maioria na comunidade de Boa União. Oito moradores chegaram a ficar ilhados, mas foram resgatados pelos bombeiros. Agricultores apontam perdas nas lavouras, que ainda são apuradas pela prefeitura. As aulas no município chegaram a ser canceladas, pelo menos até a terça-feira (7), visto que a população não tinha como acessar as escolas. Os danos nas lavouras são contabilizados, mas a Secretaria Municipal de Agricultura já fala em perda total no cultivo de repolho, milho e banana. A prefeita Loraci Klippel informou que vai decretar situação de emergência.

A ponte pênsil em São Sebastião, que liga Três Forquilhas a Itati, foi arrastada por uma árvore e pela força d’água. Segundo informações, a estrutura havia sido reformada a poucos meses. Com isso, diversas áreas no interior dos dois municípios estavam inacessíveis pelas inundações. A área urbana de Três Forquilhas foi tomada por alagamentos e equipes da prefeitura chegaram a usar tratores e retroescavadeiras para retirar moradores isolados de áreas inundadas. Além disso, os bombeiros, para conseguir retirar pessoas presas em meio às inundações, fizeram uso de barcos nos resgates nas áreas alagadas.

OUTROS MUNICÍPIOS

Devido à chuva de segunda, outras duas cidades do Litoral Norte tiveram de suspender aulas. Oito escolas de Caraá não tiveram atividades durante o dia em função da cheia do Rio dos Sinos, consequência da chuva que atingiu a cidade. O cancelamento das aulas ocorreu em razão das condições das estradas que dão acesso às escolas. Segundo a prefeitura, a medida foi necessária porque as estradas rurais de acesso às escolas ficaram alagadas. Porém, ainda conforme o Executivo, o nível do rio voltou a baixar, e as aulas foram retomadas na terça-feira.

Outro município que suspendeu aulas foi Dom Pedro de Alcântara. O Arroio dos Mengue transbordou, provocando alagamento em residências e propriedades rurais. As três escolas da cidade ficaram sem aula, pelo menos até terça, conforme o prefeito Alexandre Evaldt. Ele afirmou que também vai decretar situação de emergência no município. “Nosso município é totalmente agrícola. Então, está bem difícil. A chuva lavou as estradas, deixou muitos buracos, e a água entrou em casas, principalmente nas regiões mais baixas. Aproximadamente 75% das estradas estão comprometidas”, explicou o prefeito de Dom Pedro de Alcântara, cidade de cerca de 2,5 mil habitantes.

ITATI DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

 O município de Itati decretou estado de emergência após as fortes chuvas dos últimos dias terem causado inundações e afetado a cidade. Cerca de 20 famílias tiveram que deixar suas casas e se abrigar na casa de parentes. As estradas e pontes foram destruídas e algumas casas foram danificadas. Na noite de segunda-feira (6), a chuva causou a queda de uma barreira na ERS-486 (Rota do Sol), que passa pela cidade. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e a prefeitura trabalharam juntos para liberar a rodovia, usando uma retroescavadeira para remover a terra que cobria a pista.

A Prefeitura Municipal de Itati (PMI) criou uma força-tarefa para acompanhar a situação e avaliar os prejuízos causados pela enchente. O setor mais afetado foi a agricultura, que representa cerca de 80% da economia da cidade, segundo o prefeito Flori Werb. Ele afirmou que o decreto de estado de emergência será emitido em breve para ajudar os agricultores afetados.

Chuva deixou moradores ilhados no município de Itati. – FOTO: PMI

MORTE EM TERRA DE AREIA

Os Bombeiros encontraram no início da manhã de terça (7), o corpo de uma mulher no município de Terra de Areia. A vítima, identificada como Maria de Fátima Hertzog Pereira, de 55 anos, estaria tentando retornar a sua residência, localizada na Rua Felipe Pedro Justin, quando o seu carro acabou sendo arrastado pela forte correnteza. Após serem informados por familiares, sobre o desaparecimento da vítima, os agentes iniciaram as buscas, conseguindo encontra-la próximo ao balneário Rio Depósito.

Vítima acabou morrendo após seu veículo ser arrastado pela correnteza do Rio Três Forquilhas. – FOTO: CBM

160 PESSOAS DESALOJADAS

A Defesa Civil do Estado divulgou no final da manhã de terça-feira, um levantamento sobre os impactos das fortes chuvas no Estado. Só no Litoral Norte, 160 pessoas precisaram sair de suas casas. Dessas, cerca 100 pessoas são moradoras de Três Forquilhas. Já em Itati, aproximadamente 60 pessoas foram afetadas. Conforme o órgão, as Coordenadorias Municipais estão sendo auxiliadas para atender o atendimento as ocorrências e prestação de apoio as comunidades atingidas.

O governador Eduardo Leite afirmou que o Estado irá agir “imediatamente para colaborar com o que for possível na ajuda aos moradores das áreas atingidas”. Já o vice-governador Gabriel Souza e o coordenador estadual de Proteção e Defasa Civil, o coronel Luciano Boeira, estiveram na tarde de terça, sobrevoando as áreas mais atingidas. Logo após a vistoria, eles, juntamente com o deputado estadual Luciano Silveira (MDB), estiveram reunidos com a prefeita, vereadores e moradores de Três Forquilhas para ouvir as principais demandas do município.

Conforme o vice-governador, a Defesa Civil, assim como os Bombeiros, a Emater e outros órgãos, tem intensificado os trabalhos na região, além de auxiliar na distribuição de itens básicos, como alimentos, roupas e produtos de higiene. Gabriel afirmou que todo o governo do Estado se solidariza com os municípios do Litoral Norte atingidos pelo temporal. Já o deputado Luciano declarou: “Estaremos sempre ao lado da população do Litoral, especialmente neste momento difícil, em que um fenômeno da natureza causou todo este prejuízo, inclusive com perdas humanas”, disse o parlamentar. Vale ressaltar que, o governo ainda espera o anúncio de situação de emergência de outras cidades para que possa agilizar os procedimentos de ajuda.

Vice-governador Gabriel Souza se reuniu com prefeita de Três Forquilhas. – FOTO: Joel Vargas

TEMPORAL EM SANTO ANTÔNIO

No final da tarde de quarta (8), um forte temporal atingiu o município de Santo Antônio da Patrulha (SAP). Em menos de uma hora acabou chovendo 35mm, o que causou alagamento nas ruas. O vento forte acabou derrubando ao menos 12 postes de energia elétrica acabaram caindo causando falta de luz em diferentes pontos da cidade, além de deixar 13 estabelecimentos e residências destelhadas. Segundo a CEEE Grupo Equatorial, na quinta-feira (9), ainda havia alguns locais sem energia elétrica. Durante toda quinta, os Bombeiros trabalharam para retirar os galhos e as árvores que caíram, além de ajudar na distribuição de lonas aos moradores atingidos pelo temporal. Conforme o Pelotão do Corpo de Bombeiros de SAP, foram registradas 25 ocorrências.

Ao menos 12 postes de energia elétrica caíram com temporal que atingiu SAP na quarta-feira (8). – FOTO: CBM