SOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

IFRS tem vagas para cursos Técnicos e de Graduação

Termina no domingo (12), o prazo para quem quiser se inscrever no Processo Seletivo 2023/1 do Instituto Federal do RS (IFRS). Ao todo, são 761 vagas, em cursos de Ensino Médio integrado ao Técnico, cursos Técnicos e de Graduação, todos gratuitos. No Campus Osório, estão sendo ofertadas 47 vagas, sendo 24 para Licenciatura em Matemática, 13 para Técnico em Panificação e 10 para Licenciatura em Letras (Português/Inglês).

Para se inscrever nos cursos de Ensino Médio integrados ao Técnico, o candidato deverá possuir o Ensino Fundamental completo (1º grau). No ensino Médio integrado ao Técnico na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), precisa ter o Ensino Fundamental completo, não ter concluído o Ensino Médio e ter no mínimo 18 anos. Já para os cursos Técnicos subsequentes ao Ensino Médio, o candidato deve possuir o Ensino Médio completo.

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Para se inscrever a uma vaga de curso superior de graduação, o candidato deverá: Ter realizado um exame de seleção para curso superior de graduação do IFRS (prova do IFRS) desde o Processo Seletivo 2015/1 até o de 2023 e não ter zerado a redação; ou ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2015 e não ter zerado a redação (não serão consideradas notas do Enem de treineiros). É importante esclarecer que as notas (da prova própria do IFRS ou do Enem) não serão utilizadas para fins de classificação. A classificação será por ordem de realização da inscrição. No entanto, é necessário ter feito uma das seleções sem ter zerado a redação.

INSCRIÇÃO

A ocupação das vagas é por ordem de inscrição e para realizá-la o candidato precisará enviar a documentação completa pelo sistema eletrônico até 12/03. Os detalhes e a documentação necessária estão informados no Edital 02/2023. A documentação deverá ser digitalizada para inclusão no sistema de inscrições (é possível fazer uma foto ou digitalizar em pdf). O acesso ao sistema de inscrições pode ser feito pelo link disponível na capa do site: ingresso.ifrs.edu.br/2023. O candidato deverá usar o login e a senha de acesso à conta do gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos. Caso o interessado ainda não tenha cadastro no portal, deve criar a sua conta. Não há cobrança de taxa de inscrição. Vale ressaltar que há vagas reservadas (cotas) para quem vem de escola pública, renda inferior, pessoas com deficiência, pretos, pardos e indígenas. Consulte as informações no edital.