CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Estudantes do IFRS, Campus Osório são destaque no Prêmio Carolina Bori

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou na última sexta-feira (20), os destaques da 4ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Criado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2019, o Prêmio é uma homenagem às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência” -, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, a ser realizado em 11 de fevereiro (ou data próxima), em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco. Esta edição se dirige às “Meninas Cientistas” – estudantes do Ensino Médio e da Graduação.

Ao todo, foram nove vencedoras escolhidas pela comissão julgadora, sendo três do Ensino Médio e seis da Graduação, e concedidas nove menções honrosas, três do Ensino Médio e seis da Graduação. A premiação recebeu indicações de 446 candidatas de 223 instituições de todas as regiões do país. Foram 126 indicadas para a categoria Ensino Médio e 320 para a Graduação, categoria subdividida entre três grandes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde, Engenharias, Exatas e Ciências da Terra e Humanidades. As participantes foram avaliadas pela criatividade e boa aplicação do método científico em projetos de iniciação científica, bem como o potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também foram consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.

Entre os nomes premiados estão duas estudantes do Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório: Camily Pereira dos Santos e Amanda Ribeiro Machado. Aluna do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, Camily foi reconhecida pelo trabalho ‘Desenvolvimento de material biodegradável para absorventes femininos’, vencendo na categoria Ensino Médio. Já a estudante do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio Amanda, recebeu Menção Honrosa pelo projeto ‘Desenvolvimento de celulose bacteriana a partir dos resíduos do processamento da uva’. Ambas as pesquisas foram orientadas pela professora Flavia Twardowski.

A divulgação das vencedoras ocorreu na última sexta-feira (20). Já a cerimônia de entrega será no próximo dia 10 de fevereiro, em São Paulo (SP), com transmissão pelo canal da SBPC no Youtube, a partir das 15h. A data escolhida é em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco. Além da cerimônia, onde as premiadas receberam os troféus e certificados, elas participarão de uma visita guiada ao Museu do Ipiranga, também na capital paulista; e da 75ª Reunião Anual, em Curitiba (PR).

Amanda Machado ganhou Menção Honrosa na categoria Ensino Médio.