ESPORTESSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

1,5 mil pessoas participaram das atividades do Dia da Inclusão

Visando tornar as atividades de praia verdadeiramente inclusivas, o Sesc realizou no sábado (14), em Tramandaí, o Dia da Inclusão Aproximadamente 1,5 mil pessoas participaram das atividades na Casa de Praia do Estação Verão Sesc. Além da programação tradicional da Casa, que já inclui o empréstimo de cadeiras anfíbias e acompanhamento no banho de mar inclusivo (banho assistido), a data foi reservada para ampliar atividades educativas e de lazer para todos os públicos, incluindo pessoas com algum tipo de deficiência.

Entre as atrações houve o circuito sensorial, onde o público teve a chance de vivenciar experiências como a de não ter visão, utilizando uma venda, o uso de cadeiras de rodas em terrenos variados, e ainda aprender palavras em Libras com o auxílio de um painel. No Playground inclusivo, houve espaço para as famílias aproveitarem os brinquedos com suporte para cadeiras de rodas. Também foi promovido o esporte Paralímpico Vôlei Sentado, realizado com o auxílio de atletas ligados ao Instituto Esporte Mais. As ações foram realizadas em conjunto com as Ong’s Caminhadores e MarKulino’s RS. 

“Quando estamos realizando projetos como este, o público vem e demonstra que existe demanda e interesse”, avalia a coordenadora de Lazer do Sesc, Melissa Stoffel. Para ela, o Dia da Inclusão é um incentivo para que os esportes e espaços de lazer também sejam planejados pelo viés de quem necessita de adaptação. “Nós realizamos o circuito sensorial, em que a pessoa vivencia experiências como a situação de cegueira e de andar de cadeira de rodas num piso que não é tão legal. Então, no momento em que se vivencia isso, diminuem as diferenças. E para quem tem alguma dificuldade, se ver incluído nesses momentos de lazer é uma realização”, sublinha.

Durante a tarde, ainda ocorreram oficinas de surf adaptado, com auxílio da Associação de Surf de Quintão, onde os veranistas puderam aprender sobre o esporte em pequenas ondas.  Já em Torres, também foi realizada ação, com uma oficina de surf com alunos da Apae Torres realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e o Corpo de Bombeiros.

O Dia da Inclusão no Estação Verão vai de encontro ao compromisso do Sesc para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

FOTOS: Sesc